sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Senhor do Mundo (1902-03, 1904)


Contribua com a sua opinião acerca desta obra!

Sinopse:

Há uma série de fenómenos inexplicáveis a acontecer na costa este dos Estados Unidos. São causados por objectos com velocidade tão elevada, que são invisíveis ao olho humano. O narrador, na primeira-pessoa, é John Strock, "o inspector principal no departamento federal da polícia" em Washington, D.C.. Strock viaja à Cordilheira Azul da Carolina do Norte para investigar e descobre que todos os fenómenos são causados por Robur, (um inventor brilhante que apareceu previamente em Robur, O Conquistador de JV). Robur tinha aperfeiçoado uma invenção nova, a qual "Terror". É um veículo com dez metros de comprimento, e era alternadamente um automóvel (corria a mais de 250 km/h), um carro anfíbio (era barco e submarino) e, seguida por navios de guerra, conseguia desdobrar suas asas, como fez no alto das quedas do Niágara. Pode viajar a uma velocidade de 150 milhas/hora na terra e a 200 milha/hora a voar. Strock tenta capturar o Terror mas é ele o capturado. O estranho veículo ilude os seus perseguidores e chega às Caraíbas onde Robur acaba por enfrentar uma tempestade. O Terror é atingido por um relâmpago e cai no oceano. Strock é salvo do veículo atingido mas o corpo de Robur nunca é encontrado. O leitor é deixado na dúvida se Robur morreu realmente ou não. "Senhor do Mundo" é um livro fascinante que antecipa algumas invenções. Nesta obra a última aeronave que Júlio Verne pode imaginar é a soma de outras invenções. "Senhor do Mundo", de 1904 é uma continuação de "Robur, o Conquistador" de 1886.

1 comentário:

Anónimo disse...

Considero-me um grande apaixonado de Verne e este livro foi o ultimo que li como também foi o ultimo livro que Verne escreveu.

É sem duvida (como seria de esperar) mais uma grande obra de Verne.

Conta varios acontecimentos estranhos numa cidade. Essas situações sao presenciados por varios habitantes onde contam que viram um veiculo voador como também terrestre e aquatico a enorme velocidade.

Este livro transmite muito misterio visto que não se sabe quem fez este veiculo nem o que ele poderá provocar no país!