sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

A Ilha Misteriosa (1873-74, 1874-75)


Contribua com a sua opinião acerca desta obra!

Sinopse:

1º Volume

Foi terrível a tempestade que arrastou sem rumo o balão onde viajavam quatro homens e uma criança prisioneiros da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, que assim se viram atirados para uma estranha ilha de formas bizarras, logo baptizada por Lincoln. Uma ilha desabitada, mas onde bem depressa certos indícios perturbadores levantaram a suspeita de um mistério… Desprovidos de nenhum bem ou ferramenta e ligados a uma civilização fundada na ciência e na moral, aqueles homens duros e corajosos conseguem instalar-se e criar, a partir da sua inteligência e habilidade, condições de vida. Tudo seria simples se um facto na aparência insignificante não viesse por em causa tudo quanto pensavam acerca da «sua» ilha. Primeira parte dum grande romance de aventuras, onde se inscreve de maneira inconfundível o talento do escritor Júlio Verne. Uma obra que é um monumento de imaginação e simultaneamente um hino à coragem, à determinação e à capacidade criativa do homem!

2º Volume

Uma garrafa que dá à costa e, lá dentro, coordenadas muito precisas a indicar, na imensidão do Pacífico, outra terra onde alguém estava a precisar de auxilio… …ou de como a colónia da ilha Lincoln se viu aumentada com um novo elemento… Reaparece um outro personagem de Verne, Ayrton, o prisioneiro fugitivo de Os filhos do Cap. Grant. A história do desconhecido revela-se tão estranha como a sua própria figura. Mas, a acrescentar a tudo o mais, novos indícios se acumulam de que algo de muito estranho se passa naquela ilha – algo ou alguém que todas as buscas e pesquisas dos colonos não conseguem descobrir… Segunda parte de um romance de aventuras em que o "suspense" vai crescendo e se acentua na pena do grande mestre que foi J. Verne!

3º Volume

Um barco avança em direcção à ilha Lincoln com o objectivo de semear nela a destruição e a morte. É outra vez David a enfrentar Golias. …Mas, no momento decisivo, uma intervenção tão inesperada como misteriosa decide o combate a favor dos colonos… A morte ronda Granite House: Harbert está gravemente doente e não há remédios para o tratar… De novo a mesma mão misteriosa traz aos colonos o auxílio necessário no momento decisivo. Por fim, uma descoberta revelar-lhes-á que o famoso submarino «Nautilus», do capitão Nemo que volta à tona neste romance, procurara refúgio naquelas mesmas paragens. O encontro com o ilustre navegador, rodeado de empolgantes peripécias, acabará por permitir aos cinco companheiros de aventuras o regresso feliz à pátria. Última parte duma obra extraordinária, em que, num crescendo de interesse, o leitor é conduzido, através das mais estranhas peripécias, ao desvendar dos mistérios acumulados e assiste ao desfecho inesperado duma história maravilhosa que se conta entre as melhores criações de Júlio Verne. Deste modo encerrou J. Verne o ciclo iniciado com «Os Filhos do Capitão Grant» e «Vinte Mil Léguas Submarinas», no qual conduz os leitores de maravilha em maravilha através do mundo prodigioso da natureza em estado puro.

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu li a ilha misteriosa, mas não compreendi o final, afinal quem foi o reponsavel por aqueles misterios todos?

Anónimo disse...

eu achei este livro magnifico e quem foi o reponsavel por aqueles misterios todos foi o Capitão Nemo que morreu depois dos náufragos o encontrarem

Sofia Martins sofiamartmb@hotmail.com

Anónimo disse...

GeoPower, Gostava de te conhecer quantos anos tens dá me o teu mail o meu tá num dos comentários que fiz

Anónimo disse...

em a ilha misteriosa,tive o meu primeiro contato com o gênio júlio verne, e me lembro até hoje dessa experiência;Foi magnífica.Com certeza é a minha obra favorita

Snard disse...

Genial o modo como ele une essa narrativa a de "Os filhos do capitão Grant". Tacada de mestre!!

roberto disse...

A ILHA MISTERIOSA É UM LIVRO QUE FAZ PARTE DE UMA TRILOGIA: OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, 20.000 LEGUAS SUBMARINAS E A ILHA MISTERIOSA.
PARA COMPREENDER ESTE LIVRO, É IMPORTANTE LER AS OUTRAS OBRAS ANTES. É UMA GRANDE AVENTURA ONDE 5 NAUFRAGOS DO AR, CAEM DE BALAO E TEM DE SE ADAPTAR AO AMBIENTE. COM MUITO TRABALHO CONSEGUEM TRANSFORMAR A ILHA MAS NOS MOMENTOS DIFICEIS HÁ UM GRANDE GENIO NA ILHA QUE OS AJUDA NAS DIFICULDADES.
FIZ A AAPTACAO DESTA OBRA EM VERSOS. QUEM QUISER LER E BAIXAR É SÓ IR EM LAMCAMENTOS DE LIVROS LU EM BAIXAR EBOOKS. FICOU MUITO BOM.

carol - aracaju, brasil disse...

Eu assisti o filme a viagem 2 - a ilha misteriosa, e percebi que os filmes da série "a viagem" só se passam nos mesmos lugares e falam dos personagens, mas não sofrem as mesmas consequências e não passam pelos mesmos perigos.
Mesmo assim, são filmes interressantes pela aventura e pelas risadas que damos ao velos.
O brasil curte(gosta) de seu blog!!!

Kinha disse...


Talvez eu seja suspeita para falar desse livro: Julio Verne é um autor que gosto bastante. Mas esse é um estilo de livro que eu não me canso: aventuras, mistérios, pitadas de humor e surpresas. É muito interessante ver como os personagens se viram nas mais diversas situações tentando arranjar soluções para tudo. Durante a leitura fiquei pensando que se fosse em seus lugares, com certeza estaria perdida! E era impossível não pensar, vendo-os construir vidro, tijolos, casas, criando animais, confeccionando armas de modo somente com a matéria bruta da ilha, tudo descrito de forma extremamente convincente pelo inteligentíssimo e contemporâneo Júlio Verne.

O que mais gostei nesse livro foi a intertextualidade com os demais. A Surpresa no final, com um personagem de um outro livro de Verne (20 mil léguas submarinas) foi muito boa.

Recomendo esse livros para todos que gostam de aventura, mistérios e uma narrativa inteligente com algumas sacadas científicas.