Michael Crichton tinha 66 anos.
Crichton para além de produtor de filmes, era um escritor de ficção-científica e escreveu obras como Parque Jurássico e A Esfera. O seu género literário era semelhante ao de Verne pois aplicava a acção com a tecnologia existente.
O escritor era um profundo admirador das obras de Verne e apesar de A Ilha Misteriosa ser a preferida, foi com 20000 Léguas Submarinas que se baseou para escrever A Esfera. Aliás, esta obra (e depois filme) tem bastantes referências da aventura verniana.
Michael Crichton, amigo de William Butcher (escritor do livro J. Verne - The definite Biography), escreveu uma introdução de 13 páginas na nova tradução de W. Butcher para inglês de Viagem ao centro da Terra. Nesta introdução, Crichton mostrou bastante conhecimento sobre o escritor francês tendo examinado o seu estilo de escrita como um verdadeiro fã de Verne.
1 comentário:
Interessante, Fred, você levantou dados que comprovam, sem qualquer sombra de dúvidas, a influência de Verne na obra do grande Crichton, como nós desconfiávamos.
Uma perda irreparável, uma pena mesmo.
Que vá em Paz.
Enviar um comentário