quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Júlio Verne em 'Alcatraz'

Depois das imensas referências a Júlio Verne e à sua obra em LOST, e mais tarde em Fringe, o produtor J. J. Abrams volta a homenagear o escritor francês na sua nova série Alcatraz.


Essas referências ocorrem no sétimo episódio da 1ª série, Johnny McKee. A primeira ocorre quando o personagem que dá título ao episódio, aquando de um pedido de um cliente, responde com a famosa frase de J. Verne: "Podemos quebrar as leis dos homens, mas não resistimos às leis da natureza".
Ao longo do episódio, há outras referências ao escritor francês verificando-se que o personagem é um amante das obras vernianas, especialmente de "20000 Léguas Submarinas".

Alternando entre eras, a série tem seu foco na ilha-prisão de Alcatraz, que foi fechada em 1963 devido ao seu alto custo de manutenção e às suas péssimas condições de segurança aos prisioneiros e guardas. Contudo, ambos prisioneiros e guardas desapareceram e estão sendo agora rastreados por uma agência governamental. A série estrela Sarah Jones, Jorge Garcia e Sam Neill.

5 comentários:

Sonia Regina Gomes Maia disse...

Gosto muito do seu blog. Vou tentar acompanhar esta série quando puder. Também gosto muito dos trabalhos de J. J. Abrams.

Santos Costa disse...

Caro Frederico
Deixei um comentário ao seu comentário no blog
bandarra-bandurra.blogspot.com
Creia-me um admirador de Júlio Verne.
Para ensaiar a aplicação da cor em computador, utilizei uma das obras que reputo mais extraordinárias da vasta bibliografia do escritor - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias.
Como ensaio, é lógico que foi preponderante a experiência da cor, independentemente do desenho. Daí ter feito, em oito dias, 33 páginas, da forma como explico em post posterior.

Carlos Patrício disse...

Sou fã da série e já haviam me avisado que eu iria "gostar muito do sétimo episódio"... agora entendi o porquê!

Sobre o que escreveu o Santos Costa, a colorização, apesar do exíguo tempo de que ele dispôs para o trabalho, ficou muito elegante, parabéns.

E Sonia, se você gosta do Abrams, vai adorar Alcatraz. A ideia da série é muito instigante, os episódios são bem escritos e têm produção caprichada.

Anónimo disse...

Caro Santos Costa, não podemos deixar de dar os nossos parabéns pelo seu magnífico trabalho.

Acredito plenamente que a sua obra, caso a termine, será um sucesso. Tente nos dar essa prenda;)

Anónimo disse...

Em relação à citação a J. Verne em Alcatraz, esta foi a 3ª referência ao autor nesta semana depois de 'A Ilha Misteriosa' e 'Hugo' nos cinemas.

Tantos anos depois da sua morte, o autor francês continua a ser bastante lembrado em Hollywood.