domingo, 14 de agosto de 2011

Le Sphinx... dos Gelos

Abdalan da Gama continua-nos a deliciar com o seu magnífico trabalho de alinhamento em Francês-Português de várias obras vernianas em formato e-book.

Depois de "A Volta Ao Mundo Em 80 Dias - Le Tour Du Monde in 80 Jours" e "Viagem ao centro da Terra - Voyage au centre de la Terre", chega-nos desta vez a obra "A Esfinge Dos Gelos - Le Sphinx Des Glaces".

Usando as palavras do nosso colaborador Carlos Patrício numa outra notícia sobre esta obra, para falar dela, temos que nos reportar a um outro livro, de um outro autor igualmente importante e consagrado: o americano Edgar Allan Poe (1809-1849). Verne era fã confesso de Poe e de suas obras (aliás, até fez um estudo literário sobre Poe que poderá encontrar na Antologia Verniana), em especial de seu único romance, O Relato de Arthur Gordon Pym, uma narrativa na primeira pessoa, feita por um jovem marinheiro que vive uma viagem trágica, envolvendo-se em situações macabras como naufrágios, motins, a peste, canibalismo e carnificinas nos gelados mares antárticos.

Verne, impressionado pela narrativa magistral de Poe e por seu inquietante final, escreve, trinta anos depois de publicada a tradução francesa do livro, (feita pelo famoso poeta Baudelaire) e já no fim de sua vida, a "continuação-homenagem" a O Relato de Arthur Gordon Pym.

Apesar de A Esfinge dos Gelos ser uma obra maravilhosa, uma aventura fantástica e uma homenagem genial e emocionante ao livro que a inspirou, é infelizmente mais uma das muitas obras do francês que não se encontra à venda em livrarias. Quanto muito podemos encontrar uma ou outra edição antiga em sebos/alfarrabistas por isso não perca a oportunidade de a ler totalmente grátis aqui no blog JVerne. Além disso, ainda tem a oportunidade de aprender francês.

O autor adequou a tradução tanto quando pôde ao original, excluindo excessos e corrigindo erros que considerou muito graves. Adicionou algumas notas bastante úteis.

A Esfinge Dos Gelos - Le Sphinx Des Glaces

1 comentário:

Abdalan disse...

Sei que os amigos que apreciaram esse, certamente gostarão também de ver

http://pt.scribd.com/doc/63235869/As-Atribulacoes-De-Um-Chines-Na-China-Les-tribulations-D-un-Chinois-en-Chine

...e quem sabe até, terão o mesmo gosto que desfrutei ao ler e alinhar Deux Ans de Vacances o qual terei o prazer em compartilhar em alguns dias.