sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cantinflas faria hoje 100 anos

A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo, celebra o centenário de nascimento do ator e humorista mexicano Cantinflas.

Nome artístico de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, Cantinflas nasceu numa família pobre na Cidade do México. Foi engraxate, aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista. A sua vida mudou quando, aos vinte anos, trabalhando como empregado de um teatro popular, teve a oportunidade de substituir o apresentador de um espetáculo que havia adoecido.

Com sua verborragia disparatada e sua divertida gesticulação, Cantinflas tornou-se um dos principais comediantes da história do humorismo latino-americano, chegando a arrancar elogios de Charles Chaplin, um de seus admiradores. Ganhou notoriedade no cinema com Así es mi tierra, rodado em 1937, e chegou a filmar em Hollywood uma versão do romance de J. Verne, A Volta ao mundo em 80 dias, dirigido por Michael Anderson, sucesso de bilheteira e vencedor do Oscar de Melhor filme em 1957, onde protagonizou a personagem de Passepartout acabando por ganhar o Globo de Ouro para melhor ator de comédia.

Ver a programação em Cinemateca.com.br.

Sem comentários: