segunda-feira, 11 de abril de 2011

'O testamento de um excêntrico' brevemente em português

A Biblioteca Júlio Verne, espaço de publicação de obras do escritor gaulês em português, depois de algum tempo sem publicar qualquer obra devido ao excesso de trabalho, acaba de anunciar o início de tradução de... O testamento de um excêntrico (1900).

Esta obra, inédita em diversas línguas inclusive em português, e até há pouco tempo também em inglês (foi recentemente lançada pela primeira vez pelo verniano Dr. Brian Taves), conta a história de William J. Hypperbone, um excêntrico milionário que vive em Chicago, que irá deixar a sua fortuna, que ascende a 60 milhões, à primeira pessoa que chegue ao final de “O nobre jogo dos Estados Unidos”.
Na sua versão do jogo, os jogadores são as fichas e o tabuleiro representa os diferentes estados da União. Os oponentes são Max Real e o seu ajudante Tommy; Tom Crabbe acompanhado do seu treinador John Milner; Hermann Titbury com a sua esposa Kate; Harris T. Kymbale; Lizzie Wag e a sua amiga Jovita Foley; Hodge Urrican auxiliado pelo seu ajudante Turk e um jogador misterioso conhecido como “XKZ”. Quem é o misterioso “XKZ”, que foi adicionado ao jogo graças a uma cláusula no testamento? O tempo e o desenrolar do jogo dirão a última palavra.

Mas porque esta obra é tão procurada pelos vernianos? Para responder a esta pergunta, temos que voltar a falar do tema Quem era J. Verne?, isto é, da suspeição de que o escritor pertencia a sociedades secretas e que havia deixado mensagens cifradas em diversas obras como esta última e Clovis Dardentor. Junta-se a isso o facto de J. J. Benitez afirmar na sua biografia de J. Verne (a única traduzida em português), Eu, Júlio Verne, através da numerologia, a importância do número 1898. Neste ano Verne publica "O Testamento de um Excêntrico" (curioso título) e é aqui onde Benitez diz ter encontrado, através de métodos de decifra e de um sistema de Da Vinci, "algo" de vital importância. No entanto, o escritor não diz o que é devendo cada leitor descobrir por si.

Havendo ou não algo "escondido", será com certeza uma bela história verniana com muita aventura e que nós aguardamos ansiosamente ler. Obrigado Biblioteca Júlio Verne.

8 comentários:

Eduardo Weiland disse...

É uma honra para mim traduzir mais uma obra do grande mestre Verne! Mas para isso preciso de alguma ajuda para manter o blog atualizado. Quem puder colaborar com a Biblioteca Júlio Verne, por favor, entre em contato por bibjv@yahoo.com.br

Obrigado

André Coroado disse...

Que sinopse fantástica! A história parece aliciante e a conexão com a hipotética pertença de Verne a uma sociedade secreta deixam-me muito intrigado. Tenho de ler essa obra! O testamento de um excêntrico... 1898... obrigado ao Eduardo pela tradução!

Carlos Patrício disse...

Um dos últimos romances escritos por Verne, é relamente envolto em uma aura de mistério pois, como mencionado no texto, permanece até hoje inédito em língua portuguesa.

Gustavo Neres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Neres disse...

Neste ano, no Brasil, a editora Carambaia irá lançar uma tiragem especial e limitada desta obra. Pela sinopse, deve valer muito a pena. Será um lançamento inédito para os brasileiros também. Aguardo ansiosamente.

Carlos Patrício disse...

Vamos torcer para que esta informação se confirme, Gustavo.
Caso a editora paulista realmente faça o lançamento, será algo para ser comemorado, e muito!
Será um espetacular presente de aniversário, para comemorar os 190 anos de nascimento do Mestre, em 2018.
Que venha "O Testamento de Um Excêntrico"!

Gustavo Neres disse...

Carlos, falei com um dos atendentes da Carambaia e eles me confirmaram que o lançamento ainda sairá neste ano, só que em edição limitada (apenas mil exemplares). O preço padrão de livros que geralmente vejo nessa editora varia entre R$ 90,00 a R$ 120,00, dependendo da obra. É um pouco mais caro, mas vale a pena pois eles fazem um trabalho bem caprichado. Vamos ficar de olho para garantirmos o nosso exemplar.

Gustavo Neres disse...

SAIU!!! https://carambaia.com.br/testamento-de-um-excentrico