domingo, 30 de agosto de 2009

Revista 'Mundo Verne' #9 & #10 (versão em castelhano)

Um volume duplo, que compreende os números 9 e 10, já está disponivel.

Com 48 páginas e publicações em todas as secções que possui a revista, destaca-se a publicação do texto inédito Um filho adoptivo com uma introdução escrita especialmente para esta edição da revista por Volker Dehs, reconhecido especialista verniano e descobridor da obra nos arquivos da Biblioteca Nacional em Paris.

O artigo principal, refere-se à aparição da meteorologia nas obras vernianas. Um texto muito interessante que mostra, exemplificando, o uso dela para a descrição de muitos dos fenómenos que Verne se interessava em descobrir.
O artigo de Cristian sobre uma viagem extraordinária está desta vez dedicado à obra A estrela do Sul.

No resto, vários textos interessantes completam a edição.
Muito recomendado os textos de Volker Dehs com a informação exata do que se encontra disponível em matéria verniana na Biblioteca de Amiens e o artigo do nosso colaborador e tradutor da revista, Frederico Jácome, com um texto sobre a viagem do livro que deu a volta ao mundo entre o final do ano passado e inícios deste.

O verniano Garmt de Vries chega desde os Países Baixos para confessar-nos as paixões que o levaram a vinculá-las com o tema Verne.
Harry Hayfield escreve sobre uma porção de território -a sua terra Natal- que Verne parece ter esquecido por completo; Brian Taves comenta a versão de 1984 do conto Mestre Zacarias que foi produzido num filme televisivo.

Graças novamente ao Frederico, este fornece-nos um texto profundamente documentado já publicado no seu blog e que interessará, sobretudo, aos vernianos de língua portuguesa já que descreve os detalhes das primeiras edições de Verne nesse idioma.
Por último, outra carta de Verne ao seu pai, esta dos princípios de 1849.

Sem comentários: