sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sociedade Ibero-americana Jules Verne (2ª Mens)

Deixo aqui a 2ª mensagem (1ª mensagem colocada aqui) do Ariel, criador e editor da revista Mundo Verne, acerca da Sociedade J. Verne.

Olá a todos:

Tenho seguido de perto as POUCAS respostas dos membros nos vários fóruns acerca da proposta da criação de uma sociedade Jules Verne na Ibero-américa.
Alguns pontos discutidos foram:

- Sedes para as reuniões. Penso que pensar primeiro onde estas serão. Sem dúvida, na América, Espanha e Portugal, os países dessas regiões têm todas as suas peculiaridades, isto é, todas têm "belezas" suficientes para justificar um encontro entre vernianos a cada 4 ou 5 anos. A ideia de uma reunião regular é boa, pois o feedback e o conhecimento são importantes nestas sociedades. Talvez Havana seja o melhor lugar para as reuniões dadas as características do país (as coisas em Cuba não são tão tensas como se diz).

- Necessidade desta sociedade. Acredito que uma sociedade como esta é possível e bastante útil. Não apenas pelos encontros, como também pelas publicações. Há bastantes livros que não se encontram à venda nos vários países e que podem ser editados pela Sociedade como textos inéditos, a Mundo Verne poderá ser publicada em papel e muitas outras coisas que fazem uma Sociedade deste tipo. Livros sobre J. Verne escritos pelos membros da sociedade também poderão ser publicados. Enfim, são muitas as opções.

- Lugares das sedes. Para mim está claro que uma sede deve estar em Espanha, outra em Portugal e outra na América num lugar que preferentemente deve estar entre a Argentina e o México (as grandes industrias editoriais da América) e quem sabe uma noutro outro país interessado. Apesar destes lugares deve haver uma sede principal.

-Os custos. A cota dos membros da Sociedade deve ser calculada em base dos gastos de: registo oficial da sociedade, sítio na Web, gastos de impressão da revista ou de livros e envio por correio postal de materiais aos membros da Sociedade.

-Sítio na web. A Sociedade como toda a sociedade oficial deve ter um sítio na web onde irá publicitar as suas atividades. Poderemos juntar os vários fóruns à sociedade.

Já entrei em contacto com Frederico em Portugal e por sua vez com Carlos Patrício e Edmar no Brasil, todos os tradutores da Mundo Verne para português. Manifestaram um grande interesse pela ideia da Sociedade.
Muito mais que publicações, encontros, sedes, etc... a criação de uma sociedade implicaria moralmente o prestigio em ter uma associação formada por países de grande extensão territorial convertendo-se na maior sociedade Jules Verne do mundo pela quantidade de territórios que abarcaria e com o tempo poderia chegar a ser a maior em quantidade de membros.

Por fim, ideias a discutir. Gostaria que todas as pessoas do fórum tivessem mais interesse na formação da sociedade. Por favor, enviem mensagens indicando o vosso nome, de que país são e o que gostavam que a sociedade tivesse e/ou o que esperam de uma organização como esta.

Começo eu. O meu nome é Ariel Pérez. Vivo em Cuba. Sou diretor, editor, desenhador da Mundo Verne. Em 2001, criei na Internet o primeiro sitio web em espanhol sobre Verne que hoje é uma referência na Internet. Além disso, sou fundador e administrador de um fórum espanhol sobre o escritor no Yahoo.

Aguardo as vossas mensagens... Vamos colocar no alto o nome dos nossos países.

Saudações,
Ariel

Sem comentários: