Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.
Como fã verniano, foi com bastante agrado que vi a sugestão de 2009 do PNL por obras vernianas para leitura autónoma dos anos 5º, 6º e, conjuntamente, 7º 8º e 9º. São elas: 'A Jangada' (Edição juvenil da Verbo), 'Vinte mil léguas submarinas' (Livros do Brasil) e 'A volta ao mundo em oitenta dias' (Livros do Brasil).
É de louvar esta lembrança visto que este autor já foi considerado por muitos o impulsionador dos jovens para a leitura. Foi para mim e é pena que os jovens de hoje dia prefiram outras obras sobre magia (por vezes, negra) em vez das 'Viagens Extraordinárias" do escritor francês.
1 comentário:
Muito bem lembrado: é mesmo digna de congratulações esta lembrança, uma vez que Verne é considerado por muitos um dos maiores impulsionadores dos jovens para a leitura.
Foram suas "Viagens Extraordinárias" que iniciaram milhões de leitores ao redor do mundo - e me incluo entre eles.
Enviar um comentário