sábado, 18 de fevereiro de 2012

Hugo Cabret, Georges Méliès... e Júlio Verne

Pela 2ª vez esta semana, Júlio Verne é novamente citado num filme de Hollywood. Trata-se, desta vez, de A Invenção de Hugo de Martin Scorsese.

ATENÇÃO, PODE CONTER SPOILERS.

Essa referência ocorre na livraria do Monsieur Labisse quando o personagem Hugo, questionado pela sua amiga Isabelle em relação ao seu gosto pela leitura, responde afirmativamente completando que, em tempos, ele e o seu pai costumavam ler Júlio Verne.

É também importante referir que Sir Ben Kingsley (Óscar de Melhor Actor em 1982 pelo filme Gandhi) protagoniza Georges Méliès, conhecido por ter feito obras cinematográficas notáveis no começo do século, quando o cinema ainda era uma linguagem recém-nascida. Os efeitos visuais eram sua especialidade e são considerados como influência central para os artistas do ramo.

Os 14 minutos de Viagem à Lua, lançado em 1902, são considerados o ápice desse trabalho. A adaptação da obra Da Terra à Lua (1965) de Júlio Verne e da O primeiro homem na Lua (1901) de H.G. Wells, foi filmada num estúdio caseiro no subúrbio de Paris, com ajuda de cenários fantasiosos e uma trabalhosa edição posterior. Para ver o filme, clique no seu título.

1 comentário:

Carlos Patrício disse...

O filme deve ser genial, porque envolve Méliès, Verne, Ben Kingsley e Martin Scorsese. Não há como dar errado.