sábado, 26 de maio de 2012

Concerto 'Verne - 20 mil músicas submarinas' na Casa da Música (Lembrança)

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, o Serviço Educativo da Casa da Música (Porto - Portugal) apresenta "Verne - 20 mil músicas submarinas" (ver blogue do projecto) um espectáculo que tem como ponto de partida a icónica obra de J. Verne, 20 mil léguas submarinas, escritor francês pioneiro na escrita de ficção científica, país tema da programação de 2012.

"Verne - 20 mil músicas submarinas" vai contar com duas apresentações públicas, culminando o projecto artístico e formativo com o mesmo nome, que vai envolver cerca de cinquenta professores. Imersos no imaginário do consagrado autor o palco encher-se-á de música com a ajuda de instrumentos-escultura onde predominam sonoridades recheadas de aventura.

Os artistas, finalistas da formação homónima - professores e educadores revelam neste concerto o seu lado performativo muitas vezes adormecido. Durante a formação os participantes são desafiados a empregar novas metodologias e estratégias de ensino na sala de aula que são partilhadas durante as sessões, paralelamente são arquitectados os momentos deste espectáculo aquático. Ao leme estão Ricardo Batista, António Serginho e Paulo Coelho de Castro. Palavras de Mário Alves e elementos cénicos de Patrícia Costa.

Passagem do livro 'Around the World' pela Casa da Música
Concertos
Sexta-feira, 1 de Junho 2012
11h00 e 14h30

Público: Escolas do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Preço: 2,50€
Inscrições: Através do e-mail seducativo@casadamusica.com
Sala Suggia

Fonte: Casa da Música

Nota: O próprio Júlio Verne foi um amante da música, tendo deixado uma mão cheia de canções escritas. Em 2005, aquando do centenário da morte do escritor, foi lançado em França o disco Jules Verne – mélodies inédites, que divulga canções escritas pelo próprio Verne. As interpretações são de Françoise Masset (voz) e Emmanuel Strasser (piano).

3 comentários:

Carlos Patrício disse...

Bonita iniciativa, parabéns.
Os espetáculos devem ser mesmo imperdíveis.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Este espetáculo foi ontem alvo de reportagem na TV pela SIC.
Veja no link em baixo a partir do 18:02min:
http://sicnoticias.sapo.pt/1588253