sexta-feira, 18 de maio de 2012

Venha amanhã explorar o oceano profundo

Imagine um lugar repleto de gases tóxicos e metais pesados onde a acidez é extrema e a pressão imensa. Um lugar onde animais bioluminescentes flutuam na escuridão e os seres mais estranhos habitam em chaminés do tamanho de prédios que expelem água a 400ºC. Pode parecer uma paisagem de outro planeta, mas é assim o oceano profundo.


Este sábado, 19 de Maio, faça uma viagem ao fundo do mar em pleno Pavilhão do Conhecimento (Lisboa - Portugal). Das 11.00 às 18.00, traga a família e participe nas nossas actividades gratuitas.

Venha conhecer mexilhões e camarões abissais e ajude os mais pequenos a pintar peixes, polvos e medusas que brilham no escuro. E porque os peixes de profundidade são presença regular à nossa mesa, junte-se aos nossos chefs para provar uma receita profundamente deliciosa.

Entre no LabMobile e veja como um navio se pode transformar num laboratório de investigação oceanográfica. Neste dia, o Laboratório do Pavilhão mergulha também nas profundezas do oceano. Pegue numa amostra de sedimentos e faça uma viagem no tempo: conseguirá revelar o passado e prever o futuro do nosso planeta?

Tem Robótica para todas idades: do mini ROV Lusinho, para os pequenos manobrarem, ao MEDUSA, desenvolvido para acompanhar mergulhadores e robôs submarinos de exploração.

E porque se conhece pior os fundos oceânicos do que a superfície lunar, junte-se à conversa com os "exploradores" que nos têm revelado essa fronteira.

Veja aqui o Programa.

Fonte: Portosdeportugal.pt

Sem comentários: