sábado, 27 de agosto de 2011

Doctor Trifulgas, a animação de Fritt-Flacc

Jérôme Charton, artista francês, criou em 2005, uma curta-metragem animada de comemoração do centenário da morte de J. Verne, baseado no conto do autor, Fritt-Flacc, publicado em 1884.

Em Luktrop, uma recôndita povoação que não aparece nos mapas, vive o avaro doutor Trifulgas, que só atende pacientes a troco de dinheiro. Porém, numa certa ocasião, e enquanto estava rodeado por violentas tormentas, o doutor Trifulgas sofre as consequências da sua avareza ao não querer atender um paciente pobre numa noite terrível.



Fonte: JVerne.net

5 comentários:

Carlos Patrício disse...

A animação é bem feita, mas talvez um pouco confusa para quem não leu o texto.

Vale a pena ir à Antologia e conferir o único conto de Verne no gênero do terror, uma raridade dentro de sua obra e uma "viagem" bem diferente daquelas que o autor nos apresentava.

Anónimo disse...

Não encontro na Antologia o conto de que falam. Podem dizer-me em que página está? Obrigado.

Carlos Patrício disse...

Como diria aquele antigo apresentador de televisão: "Desculpem a nossa falha" ;)

O conto não faz parte da Antologia. Mas você pode lê-lo (em inglês) aqui: http://www.4shared.com/file/4xM4a-XE/Jules_Verne_-_Dr_Trifulgas_-_A.html

Anónimo disse...

Obrigado pelo link. Tratarei de ler o conto antes de ver a animação, tal como recomendou no seu primeiro comentário. Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Anónimo disse...

Caro anónimo, por lapso indiquei erradamente que o conto se encontrava na Antologia.

Apesar de ele já se encontrar traduzido pelo nosso amigo Carlos, a verdade é que o conto não entrou neste volume da Antologia por esta já ter bastante material, ficando portanto para um segundo volume que contará com poemas do nosso "mestre".

Se alguém quiser colaborar nas traduções, é favor enviar-nos uma mensagem. Nós agradecemos.