quinta-feira, 30 de junho de 2011

Verne ou Dickens? Ora, o que pesar menos!

A mais recente série da Dreamworks Television, Falling Skies, assinada por nem mais nem menos que Steven Spielberg, teve uma uma estreia avassaladora. A série está se impondo como uma das mais notáveis dentre as ficções científicas dos últimos anos.


Mas que tem esta a ver com J. Verne? A série inicia com os últimos humanos a ter que deixar as suas cidades. Enquanto todos se preocupam em pegar armas e suprimento, o professor de história e protagonista, Tom Mason (Noah Wyle), vê uma pilha de livros. Pesquisando na pilha, encontra Vinte Mil Léguas Submarinas, de J. Verne, e The Tale Of Two Cities, de Charles Dickens. Como é "obrigado" a escolher apenas um para salvar, e já que não pode carregar muito peso, Mason leva o mais leve: A Tale Of Two Cities. Trata-se de uma obra lançada em 1859, baseada na Revolução Francesa e na Independência Americana.

Que escolha difícil deixar uma obra de J. Verne para trás, não? Desejamos que nunca chegue o dia em que se tenha que optar por um Verne ou um Dickens!

Fonte: Box de séries 

Por falar nestes dois magníficos, leia o que Verne pensa de Dickens nas entrevistas ao escritor francês.

2 comentários:

Carlos Patrício disse...

Vi a cena do personagem segurando a edição de "Vinte Mil Léguas Submarinas" no trailler comercial da série e me interessei imediatamente.

Liguei a TV na sexta-feira para assistir ao programa. A cena do livro foi logo no início, nos primeiros dez minutos do capítulo.

Em que pese o personagem haver realmente escolhido o livro pelo peso (haveria uma longa travessia a frente) e até com muita relutância, em que pese o fato de Verne ser um admirador confesso de Dickens e também o fato da série de Tv ter as bençãos do Spielberg...

... abandonei a série da mesma forma. Nem me contem como foi, tô fora, obrigado.

Anónimo disse...

Amigo, também acompanhei a série mas não fiquei "cliente", como aqui se costuma dizer. Não sei se a escolha teve alguma influência mas a verdade é que a série não me atraiu muito.