segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

'O Testamento de um Excêntrico' em português

Desde que criamos este blog que desejava dar-vos esta notícia. E hoje, dia de Natal, recebemos  melhor presente possível, a notícia do lançamento do tão aguardado 'O Testamento de um Excêntrico'!
Graças à editora brasileira CARAMBAIA, temos finalmente "o" livro que há tanto tempo esperavamos, a obra que completa as nossas colecções vernianas!

Esta obra, ainda disponível ainda em poucas línguas, (foi lançada pela primeira vez em inglês em 2009 pelo verniano Dr. Brian Taves), conta a história de William J. Hypperbone, um excêntrico milionário que vive em Chicago, que irá deixar a sua fortuna, que ascende a 60 milhões, à primeira pessoa que chegue ao final de “O nobre jogo dos Estados Unidos”.

Na sua versão do jogo, os jogadores são as fichas e o tabuleiro representa os diferentes estados da União. Os oponentes são Max Real e o seu ajudante Tommy; Tom Crabbe acompanhado do seu treinador John Milner; Hermann Titbury com a sua esposa Kate; Harris T. Kymbale; Lizzie Wag e a sua amiga Jovita Foley; Hodge Urrican auxiliado pelo seu ajudante Turk e um jogador misterioso conhecido como “XKZ”. Quem é o misterioso “XKZ”, que foi adicionado ao jogo graças a uma cláusula no testamento? O tempo e o desenrolar do jogo dirão a última palavra.

Mas porque esta obra é tão procurada pelos vernianos? Para responder a esta pergunta, temos que voltar a falar do tema Quem era J. Verne?, isto é, da suspeição de que o escritor pertencia a sociedades secretas e que havia deixado mensagens cifradas em diversas obras como esta última e Clovis Dardentor. Junta-se a isso o facto de J. J. Benitez afirmar na sua biografia de J. Verne (a única traduzida em português), Eu, Júlio Verne, através da numerologia, a importância do número 1898. Neste ano Verne publica "O Testamento de um Excêntrico" (curioso título) e é aqui onde Benitez diz ter encontrado, através de métodos de decifra e de um sistema de Da Vinci, "algo" de vital importância. No entanto, este escritor não diz o que se trata, devendo cada leitor descobrir por si.

Quem será o primeiro verniano a descobrir o segredo e divulgá-lo em primeira mão aqui no nosso blog?

------------------------------------------------------------------

O meu Muito Obrigado ao meu amigo, especialista na obra e vida verniana e colaborador do Blog JVerne, Carlos Patrício, que tornou possível a chegada do 82º exemplar desta edição ao outro lado do Atlântico. Muito obrigado meu amigo.

5 comentários:

Carlos Patrício disse...

O prazer foi todo meu, Fred, em presentear o amigo com essa obra raríssima e valiosa, e que só agora nos chega às mãos. É também uma forma de agradecer a oportunidade de participar deste importante veículo de divulgação da vida e da obra do mestre Jules Verne.

Agradeço também ao amigo e colaborador Gustavo Neres, que em julho deste ano que finda nos deu a notícia, em primeira mão, da publicação pela Carambaia, que também merece os parabéns e nosso reconhecimento pelo esforço editorial.

Eu não sei, sinceramente, se há mensagens secretas ou intenções ocultas nesse texto verniano. O que posso dizer é que "O Testamento de Um Excêntrico" é uma viagem maravilhosa aos Estados Unidos do século XIX, onde Verne mais uma vez nos assombra com seus conhecimentos geográficos e científicos, sem esquecer de nos brindar com passagens inusitadas, surpreendentes e muitas vezes, engraçadas. O humor fino e a sátira inteligente estão presentes mais uma vez nessa obra, que se lê com prazer - ainda mais acompanhada de um bom atlas dos estados americanos.

Desejo a todos um Feliz Ano Novo - e uma boa leitura !

Roberto Dias Alvares disse...

Amigos Vernianos, passado o final de ano volto ao blog e vejo essa excelente noticia. Ireia adquirir o livro com certeza. Verne permanece um autor misterioso mesmo depois de mais de cem anos de sua morte.

Gustavo Neres disse...

Excelente obra de Verne! Meu exemplar numerado é o de número 12. Terminei de lê-lo no final do ano passado e já o tenho como um de meus preferidos do autor. Recomendo altamente!

Gustavo Neres disse...

Aproveitando o ensejo, gostaria também de parabenizar os estimados Carlos Patrício e Frederico J. pelo excelente trabalho realizado através deste blog, o qual tem trazido relevantes informações sobre a vida e obra de um dos autores mais fantásticos da história. Continuem com este maravilhoso projeto e obrigado pelo ótimo serviço prestado a todos os vernianos de língua portuguesa.

Carlos Patrício disse...

Obrigado, amigos Roberto e Gustavo. Ficamos felizes, Fred e eu, em perceber que a relevância de Verne como autor permanece viva até os dias de hoje, haja vista essa recente publicação, E que venham outras! Existem hoje muitas obras vernianas fora do catálogo das editoras lusitanas e brasileiras. Que a iniciativa da Carambaia frutifique e alcance as demais, para que tenhamos uma nova onda de livros de Verne sendo publicada.

E que essa onda se transforme num verdadeiro tsunami!

Um forte abraço a todos os fãs de Verne - e boa leitura!