terça-feira, 22 de maio de 2012

Edgar Allan Poe, o mestre incontestável, em 'The Raven'

Apresento-vos o segundo trailer de "The Raven", um filme que nos descreve os últimos dias da vida Edgar Allan Poe ao tentar encontrar um serial-killer cujas mortes são inspiradas nos seus contos.


Trata-se de uma tentativa para explicar a causa da morte do americano que foi encontrado no dia 3 de Outubro de 1849, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, «It's all over now: write Eddy is no more», em português, «Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe».

Apesar de não ser baseado numa obra ou vida de Júlio Verne, merece a nossa atenção pois trata-se de um filme sobre um escritor que o nosso mestre admirava bastante. Aliás, este ficou tão impressionado pela narrativa magistral de O Relato de Arthur Gordon Pym e do seu inquietante final, que, trinta anos depois de publicada a tradução francesa do livro (feita pelo famoso poeta Baudelaire), e já no fim da sua vida, escreveu uma "continuação-homenagem", A Esfinge dos Gelos.

Além disso, J. Verne também publicou um estudo literário sobre Poe e a sua obra que poderá ser encontrado na Antologia Verniana.

Perante isso, o filme homenageia J. Verne quando um dos personagens pergunta a Poe se ele conheceu o autor francês.

Fiquem com o trailer em "The Raven":

1 comentário:

Anónimo disse...

É claro que no filme, quando Ivan pergunta a Poe se conhece Verne, a resposta nunca poderia ser afirmativa pois em 1849, ano em que se passa o filme, Verne ainda não tinha publicado qualquer obra, sendo totalmente desconhecido. A primeira publicação foi 'Un Voyage en ballon' em 1851, dois anos depois da morte de Poe, e o seu primeiro sucesso, 'Voyage au centre de la Terre', foi só publicado em 1864.