segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Edgar Allan Poe nasceu há 200 anos

Edgar Allan Poe inventou”, escreveu Júlio Verne “uma nova forma na literatura; criou um género à parte que só poderia proceder dele mesmo e do qual ele parece possuir o segredo; pode-se dizer o chefe de uma escola do misterioso, que ele recuou ao limite do impossível; ele terá os seus imitadores”.

Sem dúvida, um deles foi Júlio Verne, que começou a escrever A esfinge dos gelos, uma continuação da obra Aventuras de Arthur Gordon Pym, escrita por Poe. Também se diz que Verne se inspirou no conto de Poe, Três domingos por semana para escrever o seu famoso livro A volta ao mundo em oitenta dias. Além disso, os criptogramas e as mensagens secretas que desempenharam um papel importante dentro das obras Viagem ao centro da Terra, A jangada e até em Os filhos do capitão Grant puderam ter sido inspirados num conto de Poe intitulado O escaravelho de ouro.

Júlio Verne, em 1864, dedicou-lhe a sua única análise literária, na revista Musée des familles, num artigo de quatro capítulos chamado Edgar Poe e as suas obras. Verne fez uma profunda análise dos trabalhos do famoso escritor norte-americano.

O maior inspirador de Verne, Edgar Allan Poe, nasceu há 200 anos.

2 comentários:

BB disse...

Achei sua postagem interessante, Frederico. Pobre Edgar Allan Poe, não era muito 'certinho', e não foi muito feliz tampouco...
Sabe, me pergunto porque alguém por aí não escreve uma continuação do 20000 Léguas. Ele trata de temas tão presentes na atualidade, que não seria difícil fazer um livro bom e interessante. O Capitão Nemo achava lamentável a humanidade de sua época ... pois bem, ele que visse como ela está hoje em dia! :(

Flambeau

Anónimo disse...

Ainda hoje não se sabe muito bem porque ele morreu. Pensa-se que terá sido da bebida, não é verdade?

Sim, se Nemo se entristecia com a humanidade, como ficaria se vivesse na época actual...como reagiria? E faria algo? Ou refugiava-se no seu ambiente?
Flambeau, fica ideia para um novo escritor que queira criar um descendente de Nemo;)

(Eu percebi a sua ideia mas queria apenas dizer aos nossos visitantes que há continuação, se é que podemos chama-la assim, de 20000 Léguas Submarinas.)