quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

'Around the World... ' - #63

O livro 'A volta o mundo em 80 dias' acabou de fazer a sua passagem de ano em território americano. E dessa forma, aproveito para desejar a todos os nossos visitantes um Feliz Ano Novo!



Vindo de Yokohama no Japão, o livro chegou no dia de ontem pela manhã, 31 de Dezembro (63º dia da viagem), à cidade de San Diego nos EUA onde se encontrou com o verniano James e sua esposa, Kim Keeline.
Mr e Mrs Keeline logo iniciaram um passeio pela cidade californiana a fim de registar o momento junto dos monumentos mais importantes.
Curiosamente, o primeiro foi junto à placa comemorativa do 25º aniversário da geminação de San Diego com a cidade japonesa... Yokohama (última paragem do livro):



Esta localiza-se no Balboa Park, um dos mais belos espaços da cidade, que foi inaugurado em 1868 como City Park. Só mais tarde, em 1910, quando se começou a desenvolver visualmente e culturalmente, é que o seu nome foi alterado para o actual. Os suas edifícios de arquitectura espanhola-renascentista foram construídos para albergar a Exposição Panamá-Califórnia de 1915.
Num dos seus belos jardins destaca-se a famosa Torre Califórnia e cúpula, também elas construídas para a exposição e que se tornaram entretanto um símbolo da cidade:



Situada numa extremidade do parque junto à histórica Ponte Cabrillo com 1500 pés de comprimento, alberga actualmente o Museu do Homem
Outros importantes marcos que fizeram parte da exposição foram o Spreckels Organ Pavilion (um dos maiores orgãos do Mundo) e o Edifício Botânico (um dos maiores edifícios de tiras de madeira do Mundo):



O próximo local a ter direito a uma foto com o livro, foi a enseada de San Diego onde se encontra o mais velho navio em funcionamento, o Star of India (Estrela da Índia). Trata-se de um navio à vela construído em 1863 que evoca o Franklim de A mulher do Capitão Branican, a obra de Verne que inicia em San Diego.
O navio foi restaurado na década de 50 mas só em 1974, 50 anos depois de ter abandonado o mar, é que ficou totalmente pronto. Tem uma equipa voluntária e sai para o mar alto uma vez por ano:



Após o almoço James e Kim deslocaram-se até à ilha Coronado onde visitaram o Hotel Del Coronado, um hotel vitoriano construído em 1888 que tem sido usado em muitos filmes como o Some Like It Hot, com Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon.
Este hotel, Monumento Histórico Nacional, deu estadia a muitas pessoas famosas incluindo L. Frank Baum (que escreveu muitas histórias aqui), Charles Lindbergh, onze Presidentes dos EUA, e outras. Diz-se que ainda passeia à noite pelos seus corredores um antigo hóspede falecido lá em 1892.



No seu largo jardim frontal, foi colocada, em 1904, a primeira árvore iluminada electricamente. Thomas Edison esteve presente para supervisionar a instalação e para ligar o interruptor na véspera de Natal desse mesmo ano.
Devido a este facto, podemos ver todos os anos no seu interior uma espectacular árvore de Natal:



Antes do regresso a casa, ainda se dirigiram a Poway onde fizeram duas paragens. A primeira foi no Phileas Fogg's, um novo restaurante-bar com um grande mural com cenas (alguns imaginadas) da história do livro em viagem. O seu proprietário britânico, após a explicação da visita do livro, quis vê-lo como também as suas assinaturas. Disse também estar a tentar obter suficientes marcas de cerveja para que possa abrir o ‘Around the World in 80 Beers’ (A volta ao mundo em 80 cervejas):



Visto que Phileas Fog, na sua viagem pelos EUA, deslocou-se de comboio (Br: trem) a vapor desde a Califórnia, James e Kim acharam apropriado visitar a linha de Caminho-de-ferro Poway-Midland construída em 1991. Esta linha foi inicialmente construída no terreno do Coronel John Porter e só mais tarde, devido à oferta do terreno à cidade por testamento, foi aumentada (0,5 milhas) e o seu terreno transformado num parque de lazer. Lá, encontra-se a máquina a vapor Baldwin, de 1907, que serviu na reconstrução de São Francisco após o terramoto de 1906.
James e Kim são lá maquinistas duas vezes por mês durante a época Março-Dezembro:



Antes de o enviar para Illinois (EUA), James tirou uma foto do livro junto da sua bela colecção verniana:



O livro foi empacotado juntamente com um postal da cidade encontrando-se já a caminho da próxima paragem onde chegará dentro de alguns dias.

Foi muito divertido participar e revisitar alguns dos nossos lugares favoritos em San Diego neste último dia de 2008. Tentamos seleccionar aqueles que pensamos que Verne ou Fogg teriam gostado. James e Kim’.

O nosso obrigado a James e Kim Keeline pelo envio das fotos e das muitas informações.
Siga o trajecto no Mundo através do Google-Earth:



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The turn of the year was in the american territory. So, I take the opportunity to wish to all a Happy New Year!

The book arrived yestarday (63th day) from Yokohama and immediately was taken to visit the Japanese Friendship Garden celebrating the fact that Yokohama and San Diego are sister cities. The plaque commemorating this is in Balboa Park, one of the best locations in downtown--San Diego's own Central Park.

(1st photo)

Balboa Park began life as City Park in 1868. It was named Balboa Park in 1910, when it began to be developed with landscaping and cultural institutions. The park's main features are buildings from the 1915 Panama-California Exposition where it became famous for its gardens and the "Spanish-Renaissance" Architecture. The famed California Tower and dome was built for the exposition and remains a symbol of San Diego. It houses the San Diego Museum of Man and stands at one edge of the park, next to the Cabrillo Bridge (historic 1,500 foot-long bridge):

(2nd photo)

Other important buildings in the park which were part of the 1915 exposition are the Spreckels Organ Pavilion (one of the world's largest outdoor pipe organs) and the Botanical Building (one of the largest lath structures in the world):

(3rd photo)

Balboa Park was also the site of the 1935 California Pacific International Exposition and currently has, among other things, almost twenty
museums, the Old Globe Theatre, and the House of Pacific Relations International Cottages, where 32 international groups promote understanding by representing their countries in individual cottages and sponsoring educational events and festivals.

James and Kim then went downtown to see the harbor. The Star of India is the world's oldest active ship. It was built in 1863 (as the Euterpe) as a full-rigged ship, but was rigged down to a barque in 1901. She became an American ship in 1898 and was renamed the Star of India in 1906. She was saved from destruction in 1926 when a group towed her to San Diego, but they didn't begin raising the money to restore her until the 1950s and she put to sea for the first time in fifty years in 1976. She sails at least once a year and maintains a year-round volunteer crew:

(4th photo)

Afterwards, the book traveled to Coronado Island. Built in 1888, the Hotel Del Coronado was then the largest resort hotel in the world and today it is one of the few surviving examples of the wooden Victorian beach resort. This historic hotel, a National Historic Landmark, has played host to L. Frank Baum (who wrote many of his stories here), Charles Lindbergh, eleven U.S. presidents, and many other famous people. It was the backdrop for the Marilyn Monroe, Tony Curtis, and Jack Lemmon film, Some Like It Hot. It is also supposed to be haunted by a guest who died there in 1892:

(5th and 6th photo)

It was the first hotel to have electric lights and Thomas Edison installed and inspected them. In 1904 Edison returned to supervise the nation's first illuminated outdoor Christmas tree which was on the hotel's lawn. The hotel now does a spectacular Christmas tree display in the lobby each year:

(7th and 8th photo)

In the northern part of San Diego, a new restaurant started about a year ago called Phileas Fogg's Restaurant. Its food is mostly British, as is its owner. It has a very nice mural from the book, done by a local artist. The owner is working on having enough beer brands so they can have "Around the World in 80 Beers.":

(9th and 10th photo)

It also happens to be very close to the railroad where James and Kim volunteer.
The Poway-Midland Railroad began in 1991. The land previously was owned by Colonel John Porter, who had a small piece of track and a train on his property. When he died, he left the property to the city, who turned it into a park, moving historic buildings to the location. A volunteer group formed to restore the locomotive and other railroad equipment and a loop of track (half-mile long) was installed around the edge of the park. The park now sees a 1907 Baldwin Steam locomotive pull a replica of an 1870s passenger coach around the park; in addition, the park has an 1894 LA Trolley Car, a 1950 Fairmont Speeder (pulling four 1883 mining gondola cars) and eventually a 1907 SF Cable Car which will be restored and will also run in the park. Both James and Kim are engineers on the steam locomotive and also motormen for the trolley and speeder. They work at least two days a month, plus special events.

Since Fogg traveled by steam train from CA, it seemed appropriate that the book visit a working steam train while here. The 1907 Baldwin was originally from near San Francisco (its original purpose was to haul rock for a cement company who was helping rebuild SF after the earthquake), but was brought to San Diego in the 1960s:

(11th and 12th photo)

Before heading out for the post office, the book was photographed with part of James' Vernian collection:

(13th photo)

Then a San Diego postcard was tucked into the package and the book headed for Illinois (USA). It should get there around the end of the week.

"It has been fun participating in this and spend the last day of 2008 revisiting some of our favorite spots in San Diego. We tried to select ones we think Verne or Fogg would have liked. James & Kim Keeline."

Our thanks to James and Kim for the all the informations and photos.
Follow the book's journey through Google-Earth.

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Le livre “Le Tour du monde en 80 jours” vient de passer son réveillon en territoire américain. Je profite de l’occasion pour vous souhaiter une très bonne année!!

Venu de Yokohama au Japon, le livre est arrivé ce matin, le 31 décembre (63° jour du voyage) à la ville de San Diego aux Etats-Unis où le vernien James et son épouse Kim Keeline l’attendaient.
M. et Mme. Keeline ont fait une promendade dans la ville californienne afin de prendre des photos des monuments importants.
Par curiosité, la première photo prise a été celle de la plaque commémorative du 25º anniversaire du jumelage de San Diego avec la ville de Yokohama, (dernier arrêt du livre):

(1ère photo)

Ça se situe à Balboa park, l’un de plus beaux coins de la ville inauguré en 1868 comme City Park. Ce n’est qu’un peu plus tard, en 1910, quand la ville a commencé à se changer visuellement et culturellement que l’on a fait changer son nom.
Les bâtiments, sous un style archtectonique de la Renaisance-espagnole, ont été construits pour abriter L’exposition Panama-Californie de 1915.
Dans un de ses beaux jardins on trouve la fameuse Tour Californie et sa coupole. Elles ont été construites aussi pour l’exposition et sont devenues un symbole de la ville:

(2ème photo)

Située à la fin du park à la proximité du Pont Cabrillo avec ses 1500 lieues, on trouve le Musée de l’Homme.
D’autres importants monuments qui ont participé à l’exposition ont été le Spreckels Organ Pavilion (l’un de plus grands piano du monde) et le Bâtiment Botanique (l’un de plus grands édifices fait des plaques de bois):

(3ème photo)

Le prochain arrêt qui a eu droit à une photo a été l’entrée de San Diego où on trouve le navire le plus vieux du monde (en fonctionnement), nommé Star of India. C’est un navire à voile construit en 1863, évoqué par Franklin dans Mistress Branican, le roman de Jules Verne qui comence à San Diego.
Le navire a été réformé en 1950 mais, ce n’est qu’en 1974, 50 ans après avoir abandonné la mer, que sa réforme a été achevée.
Il y a un équipage volontaire et il sort en haute mer une fois par an:

(4ème photo)

Après le déjeuner, James et Kim sont allés à l’Ile Coronado où ils ont rendu visite à l’Hôtel Del Coronado, un Hôtel style vitorien bâti en 1888 où on a fait tourner plusieurs films, tels que Some Like It Hot, avec Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon. Cet Hôtel, Monument Historique Nacional, a abrité plusieurs personnalités telles que L. Frank Baum (qui a écrit plusieurs histoires ici), Charles Lindbergh (le 11º président des Etats-Unis) et d’autres encore. On dit que cet Hôtel est hanté par un guest qui y est décédé en 1892.

(5ème photo et 6ème photo)

Dans son jardin spacieux, on a mis en 1904, le premier arbre illuminé électriquement. Thomas Edison y est allé surveiller les installations et pour le brancher la veille de Noël de cette même année. Grace à cela on peut y voir, tous les ans un spectaculaire Sapin de Noël :

(7ème photo et 8ème photo)

Avant qu’ils ne rentrent, James et Kim sont allés à Poway où ils ont fait deux arrêts. Le premier dans le tout nouveau restaurant-bar Phileas Fogg's. On peut y voir des affiches, des scènes (quelques unes imaginées, c’est sûr) de l’histoire du livre en voyage. Son propriétaire Anglais, après l’explication de la visite du livre, a voulu voir le livre et toutes les signatures marquées. Il a dit qu’il est en train de chercher 80 types/noms de bières pour qu’il puisse ouvrir les portes du ‘Around the World in 80 Beers’ (Le Tour du monde en 80 bières):

(9ème photo et 10ème photo)

Vu que Phileas Fogg a roulé dans un train à vapeur sur les terres californiennes, James et Kim ont visité le Chemin de fer de Poway-Midland construit en 1991. Au début, cette ligne a été construite sur le terrain du Colonel John Porter et, ce n’est qu’un peu plus tard qu’elle a été élargie (0,5 miles) et son terrain aménagé en un espace loisir. On y trouve la machine à vapeur Baldwin, de 1907, qui a servi à la reconstruction de San Francisco après le tremblement de 1906. James e Kim la conduisent deux fois par mois entre les mois de mars et décembre:

(11ème photo et 12ème photo)

Avant d’envoyer à Illinois (EUA), James a pris une Photo du livre avec sa belle collection vernienne :

(13ème photo)

Ils ont mis une carte postale de la ville avec le livre et l’ont envoyé vers le prochain arrêt où il doit arriver en quelques jours.

"Ça a été très amusant de participer à ce projet et de rendre visite à mes coins préférés à san Francisco en ce dernier jour de 2008. On a essayé de visiter des endroits qu’on pense que Verne ou Fogg en auraient aimé.

James et Kim"

Merci Beaucoup à James et Kim Keeline pour les photos et pour toutes les informations.
Suivez l’itinéraire du voyage du livre à travers le monde sur Google-Earth.

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Obrigado mais uma vez ao Edmar Guirra pela tradução para o francês.

2 comentários:

Kim disse...

We really had fun doing this. Here is my entry in my blog.

http://blogging-bard.blogspot.com/2009/01/around-world-in-80-days.html

Su disse...

Gostei muito das fotos e da explicação sobre as mesmas, penso que está bem detelhado de forma a se entender o que representa cada foto.
Vou continuar a seguir atentamente esta viagem!

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