segunda-feira, 8 de setembro de 2008

J. Verne no 'Google Earth'

A empresa Google conseguiu juntar o planeta Terra num só mapa e mostrar todos os países ao pormenor, as ruas, as casas, as árvores, uma a uma.



No Google Earth, download aqui, é possível fazer uma pesquisa detalhada do planeta.
Existem zonas do planeta com maior detalhe e outras com menos, mas o Google está constantemente a actualizar e a melhorar a base de dados. Com a ajuda dos utilizadores, qualquer um pode marcar locais neste espaço, assinalar o sítio onde é a sua casa, ou a rua que tem que ver com uma determinada notícia.
Foi o que fez um colunista do jornal espanhol La Nacion, que apaixonado pela obra de Júlio Verne "A Volta ao Mundo em 80 dias", desenvolveu um arquivo para o Google Earth que ao ser executado, coloca 19 marcas pelo programa que correspondem às 19 paradas de Phileas Fogg e do seu fiel escudeiro Passepartout - personagens de "A Volta ao Mundo em 80 dias"!
Para verem tudo isso, precisam em 1º lugar, instalar o programa Google Earth e depois fazer o download das localizações aqui.

Dias mais tarde, o mesmo colunista, desenvolveu outro arquivo para o Google Earth baseado na obra "Viagem ao Centro da Terra". O criador apenas marcou os pontos terrestres, visto que os outros encontram-se debaixo da terra. Ao ser executado, o arquivo coloca 14 marcas pelo programa que correspondem às 14 paradas do Professor Otto Liedenbrock. Vejam aqui.

Para não estragar a surpresa dos locais por onde Verne nos leva, apenas deixamos as localizações da acção destas duas obras. No entanto, fica o desafio para que os nossos visitantes deixem nos comentários as localizações da acção das vossas histórias preferidas. Vou deixar a minha.
Mas há outros locais, para além dos que se inserem nas Viagens Extraordinárias, que também merecem uma visita. É o caso, por exemplo, da localização das três casas do escritor em Amiens onde se inclui a Casa-Museu Jules Verne (casa da torre em Amiens), do Anfiteatro Jules Verne que o próprio inaugurou em 1889, do seu túmulo (acreditem, está mesmo debaixo da árvore), ou do Grand Hotel Central onde o escritor jantou com celebridades portuguesas aquando da sua visita (faz este ano 130 anos) de dois dias a Portugal.

Instruções:
1) Clique no link do arquivo. Vai aparecer uma janela a perguntar se deseja abrir ou salvar o arquivo;
2) Se optar por abrir o arquivo, ele será transferido e, depois, apresentado no Google Earth (o programa será executado se estiver fechado);
3) Se optar por salvar o arquivo, será necessário escolher uma pasta para guardá-lo. Depois, basta executá-lo para que o local seja apresentado no Google Earth.
4) Já com o programa aberto poderá ver do lado esquerdo o ficheiro com as suas várias localizações. Para as visitar, basta clicar em cada uma delas e deixar o programa correr.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Ilha Lincoln (de A Ilha Misteriosa):
34° 57′ S 150° 30′ W

Obviamente nada lá está (pois foi destruída pelo vulcão) mas era aqui que estava em tempos que já lá vão.

Anónimo disse...

Viva
O link relativo à Viagem ao Centro da Terra não está a funcionar!
Será que podem verificar. Eu não consigo encontrar nenhuma referência e caso a haja não queria estar a gastar tempo na pesquisa / google earth.
;-) obrigada

Anónimo disse...

Cara Anónima, penso que o ficheiro está novamente activo. As nossas desculpas. Obrigado.