No entanto, o cargueiro continuará acoplado à ISS até Setembro", assinalou um porta-voz do CCVE.
Esta decisão foi tomada pelos centros de controle de voo russo e europeu, após calcularem a quantidade de combustível que resta no cargueiro, que aparentemente supera o que havia sido estimado anteriormente.
"A nave é muito económica quanto ao consumo de combustível, tanto para seu voo quanto para as manobras de correcção da órbita da ISS.
Por isso, continuará sendo utilizada até consumir os depósitos", acrescentou.
Segundo o porta-voz, "só se deixará o combustível necessário para que o Jules Verne possa abandonar a órbita".
Além disso, assinalou que a próxima correcção da órbita da ISS com ajuda do cargueiro europeu ocorrerá no final de Junho.
Em Abril, o Jules Verne elevou em mais de quatro quilómetros e meio a altura da órbita da Estação Espacial, na sua primeira manobra de correcção.
O lançamento do cargueiro europeu foi realizado em 9 de Março a partir da base de Kurú, na Guiana Francesa.
A nave, que se acoplou à ISS em 3 de Abril, transportou itens relacionados com o autor que lhe dá o nome, equipamento científico, alimentos, água e oxigênio para os tripulantes da plataforma orbital.
O cargueiro deve liberar a plataforma orbital de até 6.400 quilos de lixo e equipamento científico obsoleto.
Mais informações em ESA (em inglês).
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