quinta-feira, 3 de abril de 2008

'Jules Verne' chegou ao seu destino

O veículo espacial europeu Jules Verne acoplou-se esta quinta-feira com sucesso pela primeira vez à ISS (Estação Espacial Internacional), o que abre as portas para a independência europeia no desenvolvimento da base internacional.

O Veículo Automático de Transferência (ATV) acabou sua fase de acoplamento às 15h52 de Lisboa, ao final de uma pioneira manobra desenvolvida de forma automática e sem intervenção humana, nem dos astronautas que estão na ISS nem de especialistas na Terra.

O acoplamento aconteceu com um leve atraso, já que os engenheiros decidiram fazer a manobra um pouco depois, para realizar um teste suplementar.

"Foi um êxito total. O acoplamento foi muito mais fácil do que os teste que fizemos anteriormente", afirmou o director-geral da ESA (Agência Espacial Europeia), Jean-Jacques Dordain.

Graças ao ATV, a Europa contará com uma independência total para cumprir seus compromissos no desenvolvimento da ISS, o que lhe permitirá se desvincular um pouco dos Estados Unidos e da Rússia.

Lançado pelo foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana francesa, em 9 de Março, o Jules Verne é o primeiro dos ATV que a ESA deve construir.

Carregamento

Os três astronautas que estão na ISS entrarão no ATV a partir de amanhã e, após um processo técnico de conexão e de filtragem do ar, começarão a descarregar no sábado as mais de sete toneladas de alimentos, combustível, oxigénio, material para experiências e os itens relacionados com o autor que lhe dá o nome.

O Jules Verne também servirá como um espaço suplementar da estação e, quando acabar sua missão, em seis meses, voltará à Terra carregado com resíduos da ISS.

Sem comentários: