domingo, 9 de março de 2008

'Jules Verne' lançado para o espaço

O ATV (Automated Transfer Vehicle) Jules Verne, de 20 toneladas de carga, o maior veículo até agora lançado pelo foguetão Ariane 5 do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, descolou às 01:03 locais (04:03 de Lisboa) e destina-se a reabastecer a ISS de água, combustível, víveres e material científico, bem como ampliar a sua órbita.

"Neste momento, tudo leva à conclusão de que se passou da melhor maneira possível", adiantou aos jornalistas Poiares Baptista, porta-voz da ESA para a estação localizada na ilha de Santa Maria (Açores).

A infra-estrutura dos Açores foi uma das cinco espalhadas por várias partes do mundo, que acompanharam o foguetão Ariane-5, com o Automated Transfer Vehicle (ATV).

Para além de comida, leva vários items relacionados com o autor que lhe dá o nome de forma a homenageá-lo por este ter colocado um homem no espaço quase 100 anos antes. São eles um fantástico e luxuoso livro do séc. XIX "De la Terre à la Lune" (Da Terra à Lua) e um manuscrito original do autor sobre o espaço e a astronomia: "En avant ! Ce doit être la devise de l'humanité". O manuscrito foi especialmente emprestado por Piero Gondola della Riva, e o livro pela biblioteca de Amiens, cidade onde Verne viveu e morreu em 1905.

Em baixo poderão ver as fotos tanto do livro como do manuscrito. Cliquem para aumentar:


Mais informações em ESA.
Vejam o vídeo do lançamento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Curioso que pela altura do lançamento, e sem me lembrar do que ocorria na Guiana Francesa, estava acordado sem qualquer sono.

Era como que Verne quisesse que estivesse acordado para que, com ele, acompanhasse finalmente a ida do ATV e da sua obra ao espaço.

Jules Verne adorava o desconhecido inclusive o espaço. Dedicou-lhe duas obras suas e finalmente conseguiu por lá a sua marca!