sábado, 1 de março de 2008

Phileas Fogg e Passpartout em Portugal

Duas companhias de teatro universitário da América Latina participam, com outras sete portuguesas e cinco espanholas, na 12.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, de hoje a 14 deste mês, na Covilhã.


"Vai haver de tudo para todos", disse Rui Pires, director do TeatrUBI, grupo da Universidade da Beira Interior, que, em 2009, vai completar 20 anos e que organiza o ciclo em conjunto com a ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes, da Covilhã. "Vão subir ao palco diferentes géneros, para todo o tipo de público".

"Temos o teatro português, talvez mais alternativo e experimental, os espanhóis, com peças capazes de agradar a gregos e a troianos, e as companhias da América Latina, que suscitam maior curiosidade", sublinhou Rui Pires.

Entre as 14 peças que vão subir ao palco, está uma adaptação da obra histórica da literatura "A volta ao Mundo em 80 dias", de Júlio Verne, pelo grupo Grupo de Artes Escenicas Colombeia, Cuerpo de Artes Teatrales, Universidad de Puerto Rico Recinto de Cayey (Porto Rico). Esta peça será no dia 13 de Março.

Os espectáculos estão marcados para as 21.45 horas, no Teatro-Cine da Covilhã, com os bilhetes diários a variarem entre 1,5 e 3 euros, enquanto os gerais custam de 15 a 30 euros.

O relacionamento com companhias da América Latina "começou em 2005, quando participámos no Congresso Ibero-Americano de Teatro Universitário, cuja associação passámos a representar em Portugal", disse.

Depois do ciclo, o TeatrUBI vai iniciar uma digressão por Portugal e Espanha.
Mais informações no blog do TeatrUBI.

Sem comentários: