terça-feira, 11 de março de 2008

'Jules Verne' virá a Portugal

O navio de cruzeiro “Jules Verne” irá fazer três escalas no porto de Leixões (Matosinhos/Portugal) nos próximos meses de Outubro e Novembro no âmbito de cruzeiros de Inverno, confirmou-nos hoje a autoridade portuária.

“Jules Verne” (ano de 1990 mas renovado e baptizado no final de 2007) com dimensões 150,72 x 20,60 m e com uma capacidade para 400 passageiros, irá fazer a sua primeira visita no dia 6 de Outubro às 9h00 (hora local). Virá de La Coruña com destino à capital portuguesa, Lisboa. Supõe-se que ficará apenas algumas horas em Matosinhos.

Dez dias mais tarde, com origem em St Peter Port (capital de Guernsey, ilha britânica), o navio virá novamente à cidade nortenha às 8h00 do dia 16. Terá como destino a capital da Madeira, Funchal.

Um mês depois, o paquete da MV Champ Elysees Ltd, escalará pela terceira vez em território português às 7h00 do dia 22 de Novembro vindo da capital portuguesa e com destino a Bremerhaven (Alemanha). É curioso que, uma hora mais tarde, irá aportar um navio também ele relacionado com o escritor. Tem o nome de "Albatros" (Robur, o Conquistador) e, como "Jules Verne", é um navio de passageiros com 214,00 x 24,00 m com bandeira das Ilhas Baamas. Será propositado estas duas visitas juntas ou apenas coincidência?

O amigo e verniano Carlos Patrício disse-nos num texto, que este ano seria "O Ano de Verne". Felizmente, tem toda a razão! Neste ano em que se comemora os 130 anos da sua visita a Portugal, e os 180 anos do seu nascimento, já tivemos um selo de homenagem, uma votação surpreendente, um artigo numa revista (disponível em breve), o ATV com o seu nome lançado para o espaço, foi tema de Carnaval e agora homenageado em dois navios e ainda por cima com visita marcada para Portugal. E ainda estamos no início... O que mais poderemos esperar?

Aqui fica uma foto do "Jules Verne" e do "Albatros":


Mais perto da data, iremos relembrar os nossos visitantes da sua visita ao território português.
Fotos: VisualShips e VesselTracker.

Sem comentários: