segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Da Terra à Lua" na Biblioteca JV

O portal Biblioteca Júlio Verne disponibilizou mais uma obra de J. Verne, que se encontra em domínio público, para leitura online.
Desta vez, trata-se de "Da Terra à Lua" (1862), obra cujos primeiros capítulos já se encontram disponíveis no portal desde o dia 2 do corrente mês. Os capítulos serão disponibilizados diariamente às 9h00, hora local (Brasil).


Sinopse: A obra conta a saga do "Gun Club", uma organização americana especializada em armas de fogo, canhões e balística em geral e da ideia de seus membros em construir um enorme canhão para arremessar um objecto à Lua. Um aventureiro francês, Michel Ardan, propõe que o bólido lançado seja tripulado e se apresenta como candidato à "astronauta". Dois americanos se juntam a ele, Micholl e Barbicane, se são lançados para o astro num "vagão-projéctil" de alumínio, impelido por um gigantesco canhão enterrado no solo, o Columbiad.

É relevante e surpreendente que o autor citasse neste livro detalhes técnicos que somente seriam criados pela humanidade quase 100 anos depois, como o uso de retrofoguetes para manobrar a nave e a descrição do módulo com 3 astronautas.

Há ainda outras coincidências surpreendentes: o telescópio nas montanhas rochosas na obra tem 5 metros de diâmetro, o actual telescópio, que foi feito muitos anos mais tarde, tem exactamente o mesmo diâmetro; o local da partida da nave em Tampa, nos EUA, apenas a 30 km longe de onde realmente sairia a Apollo 11, 100 anos depois; o nome de alguns astronautas como Michel é semelhante a Michael (de Michael Collins) e Ardan (do Edwin Aldrin), o tempo da chegada à Lua (4 dias), etc...

A adaptação está a cargo de Velton Clarindo, um dos responsáveis do Biblioteca Júlio Verne.
Depois da leitura não se esqueça de deixar a sua opinião acerca da obra.

2 comentários:

Romeu Martins disse...

Ótima notícia, tomei a liberdade de reproduzir sua nota em meu blog

http://cidadephantastica.blogspot.com/2011/01/livro-de-jules-verne-para-leitura.html

Abraço, feliz década nova!

Velton Clarindo ✍ disse...

Obrigado pela divulgação, estou me esforçando para fazer meu trabalho o melhor possível.

Abç.