sexta-feira, 27 de março de 2009

Viagem... à "Idade do Gelo 3"

Há um ano atrás informamos que o terceiro filme da saga Ice Age vinha com algumas referências vernianas.

Com o lançamento do novo trailer deixamos a pergunta: que referências são essas? Será que alguém descobre? Muito fácil.



Estreia a 1 de Julho no Brasil e a 2 de Julho em Portugal.

terça-feira, 17 de março de 2009

Regresso ao Futuro... com J. Verne

J. Verne imaginou todas aquelas maravilhas tecnológicas que escreveu, ou será que simplesmente viajou para o futuro e trouxe essas informações? E se assistiu, no Centro Espacial Kennedy, à chegada do primeiro homem à Lua? E se se encontrou com o grande explorador da expedição Nautilus sob o Pólo Norte?

É o que pensa Ali, a autora deste livro apenas publicado na E.U.A., que se baseou nos misteriosos artefatos que foram encontrados pelos descendentes de Verne, e nas provas reveladas pelos descendentes de Capitão Anderson. Ambas as famílias já estão a investigar. O que eles irão descobrir vai para além da nossa imaginação.

As obras de J. Verne foram baseadas na ficção ou na realidade? Você decide!

Livro já disponível para venda no Amazon.
Disponível aqui algumas páginas do livro.

Fonte: Blog de Passepartout

1ª Edição de "Da Terra à Lua" em e-book

O acervo em português do Project Gutenberg, uma iniciativa global que resulta do esforço em digitalizar e arquivar obras culturais anteriores a 1935, disponibilizou hoje a sua primeira obra verniana em português, Da Terra à Lua.

Eis um excerto:

Sabeis todos, disse, que progressos se tem feito em balistica de alguns annos a esta parte, e a que ponto de perfeição teriam chegado as armas de fogo se a guerra tivesse continuado. Tambem não ignoraes que póde affirmar-se, em geral, que a força de resistencia do canhão e a potencia expansiva da polvora não tem limitação. Pois bem! Partindo d'este principio, perguntei a mim proprio, se usando de um instrumento adequado, collocado em condições determinadas de resistencia, seria possivel enviar uma bala até a Lua!»

Ao ouvir a assembléa estas palavras, exhalou-se a um tempo, de mil peitos arquejantes, uma exclamação de profundo pasmo; houve depois uma pausa silenciosa, similhante á profunda calmaria que precede as tempestades."

Excerto da obra Da Terra à Lua (link para download - 5Mb) editada por David Corazzi em 1874. Esta obra foi revista por 26 voluntários do Projeto Distributed Proofreaders.

Fonte: Página-a-Página (sítio de apoio aos Voluntários de Língua Portuguesa do Projecto Distributed Proofreaders)

sábado, 14 de março de 2009

"Viagem ao Centro da Terra 3D" terá uma sequela

A New Line planeia lançar a sequência de Viagem ao Centro da Terra 3D (2008), um dos primeiros filmes lançados em 3D. Para tomar esta decisão, o estúdio esperou os números das vendas com os DVD's.

Eric Brevig volta para dirigir o segundo filme. O grande desafio é escrever um novo roteiro já que Júlio Verne, autor do romance no qual o filme é baseado, lançou apenas um livro sobre esta viagem.

Pensa-se que desta vez a viagem não será novamente ao centro da Terra mas sim a uma ilha misteriosa.
O script de Mysterious Travels: The Lost Map of Treasure Island combinará elementos de A Ilha Misteriosa de Júlio Verne, Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson e de As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, afirmando a teoria que todas essas três histórias se passaram na mesma ilha. E é para aí que o Professor Trevor Anderson (Bredan Fraser) e o seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) irão viajar.
Fraser e Josh Hutcherson ainda não confirmaram a participação.

O filme arrecadou US$ 240 milhões no mundo inteiro.

Fonte: Empire

Português estreia peça inspirada na viagem lunar de Verne

Luís Tinoco nasceu a 16 de Julho de 1969, exatamente o dia em que a Apollo 11 partia para a sua missão.

Sabendo dessa curiosidade, o maestro americano David Alan Miller convidou o compositor português a fazer uma peça inspirada na viagem à Lua.
Depois de aceite o desafio, começou desde logo à procura de textos relacionados com as viagens lunares e as obras de Verne, "Da Terra à Lua" e "À volta da Lua", não podiam faltar na sua pesquisa.

"Quando os vários textos aparecem ordenados na música, há momentos em que ficamos na dúvida do que é real e do que é ficção e outros em que claramente estamos no universo da fantasia e da ficção científica", explicou o compositor que nos últimos tempos tem recebido várias solicitações dos Estados Unidos.

O espetáculo que terá como nome "Mare Tranquilitatis" (mar da tranquilidade), tem como data de estreia, 6 de Março nos Estados Unidos.

Fonte: RTP

sábado, 7 de março de 2009

Astro de "20000 Léguas Submarinas" volta a trabalhar aos 92 anos

Kirk Douglas voltou a representar nesta sexta-feira quando subiu ao palco para estrear o monólgo «Before I Forget» («Antes que Esqueça») escrito pelo ator de 92 anos depois da embolia que sofreu em 1996.

«Tenho 92 anos. Sou um ator. Não posso falar muito por causa do defeito de fala [causado pela embolia]. Que faço? Faço um show de uma pessoa só», afirmou Douglas em entrevista ao jornal «Los Angeles Times».

O monólogo é visto como uma catarse depois de, no seu livro de 2003, «My Stroke of Luck», ter confessado que pensou em suicidar-se.

«Quanto sofri a embolia vi as coisas de maneira diferente. Portanto, o espetáculo é sobre como vejo as coisas agora e, claro, o que me aconteceu e como me afetou, tanto para o bem como para o mal. Todos têm de fazer um retrospetiva nalgum momento da vida. Eu tenho uma vida interessante e compilei-a para dar-lhe sentido», contou Douglas.

As quatro representações de «Before I Forget» que vão acontecer no Teatro Kirk Douglas, em Culver City, na Califórnia, esgotaram assim que os bilhetes foram postos à venda.

Kirk Douglas em 20000 Léguas Submarinas (1954):