terça-feira, 17 de março de 2009

1ª Edição de "Da Terra à Lua" em e-book

O acervo em português do Project Gutenberg, uma iniciativa global que resulta do esforço em digitalizar e arquivar obras culturais anteriores a 1935, disponibilizou hoje a sua primeira obra verniana em português, Da Terra à Lua.

Eis um excerto:

Sabeis todos, disse, que progressos se tem feito em balistica de alguns annos a esta parte, e a que ponto de perfeição teriam chegado as armas de fogo se a guerra tivesse continuado. Tambem não ignoraes que póde affirmar-se, em geral, que a força de resistencia do canhão e a potencia expansiva da polvora não tem limitação. Pois bem! Partindo d'este principio, perguntei a mim proprio, se usando de um instrumento adequado, collocado em condições determinadas de resistencia, seria possivel enviar uma bala até a Lua!»

Ao ouvir a assembléa estas palavras, exhalou-se a um tempo, de mil peitos arquejantes, uma exclamação de profundo pasmo; houve depois uma pausa silenciosa, similhante á profunda calmaria que precede as tempestades."

Excerto da obra Da Terra à Lua (link para download - 5Mb) editada por David Corazzi em 1874. Esta obra foi revista por 26 voluntários do Projeto Distributed Proofreaders.

Fonte: Página-a-Página (sítio de apoio aos Voluntários de Língua Portuguesa do Projecto Distributed Proofreaders)

2 comentários:

Carlos Patrício disse...

Muito fácil de fazer o download dessa preciosidade histórica! O texto está perfeito, as ilustrações estão todas lá e a iniciativa do Project Gutemberg merece todos os aplausos.
Grande link para o blog, Fred!

Anónimo disse...

Que venham mais "tesouros"!
Os meus parabéns ao Project Gutemberg!!!