quinta-feira, 29 de maio de 2008

'The Secret Adventures of Jules Verne'

Foi disponibilizado no YouTube, o primeiro episódio da série inglesa "The Secret Adventures of Jules Verne" (2000) dividido em seis partes.

A série de 22 episódios conta a história fantasiosa das aventuras do jovem Jules Verne (Chris Demetral) com os seus amigos Rebecca e Phileas Fogg , e Passpartout.
As ideias geniais de Verne, a agilidade de Passpartout e Rebecca, e a capacidade de transporte do britânico agente secreto Fogg, tornam-os capazes de combater o mal e trazer a paz à Europa.

Esta série ainda não foi editada em DVD. No entanto, poderão conhecer um pouco mais sobre ela no site oficial, no clube de fãs ou na Wikipédia (tudo em inglês).

Deixo-vos o vídeo da introdução da série:



Esta série é analisada num artigo na revista Mundo Verne nº5.

sábado, 24 de maio de 2008

Conversa com António Lobo Antunes

Muitos se devem ainda lembrar de, no passado mês de Dezembro, ter colocado aqui no blog um excerto de uma entrevista ao magnífico escritor português cogitado para o Nobel de Literatura, António Lobo Antunes, no canal Globo (Brasil), onde este cita favoravelmente o escritor francês Júlio Verne. Se não o viram, ou se o querem relembrar vejam aqui o vídeo.

Sabendo que Lobo Antunes se deslocava no dia de hoje à 78ª Feira do Livro da minha cidade, Porto, concluí que seria uma excelente oportunidade, não só para me autografar um livro, como também para tentar conversar um pouco com ele a respeito de um dos grandes escritores de sempre que ele admirava, J. Verne.

Lá, esperei ansiosamente pelo momento e, 15 minutos antes da hora marcada, chegava o escritor, ficando rapidamente rodeado pelos órgãos de comunicação televisivos.
À hora, e com o seu característico cigarro na mão esquerda, iniciou uma pequena palestra de duração a rondar os 5-7min onde disse, com a sua frontalidade, que:

"Sou escritor e quem quiser o ser para ser famoso ou ganhar dinheiro é melhor ir para cantor. Felizmente que se lê cada vez mais em Portugal, e isso é bom, pois só as mentes que não lêem são controladas pelos outros. Mas não se ganha muito dinheiro a escrever e só somos famosos se, no meu caso, fizerem o favor de nos dar prémios. Nunca gostei de os receber, pois não gosto de aparecer, e só os faço por vocês que me ajudaram. É a minha forma de agradecimento a todos aqueles que gostam de mim, que lêem os meus livros.
Por isso, irei estar aqui até ao último livro para autografar. Tragam os livros que quiserem, quantos quiserem e façam todo o tipo de perguntas que eu responderei como quiser!
Muito obrigado a vocês por tudo."




Foi altura de escolher um livro mas qual seria? Tinha o Manual dos Inquisidores em casa e por isso esse estava fora. Restavam outros livros muitos deles desconhecidos para mim inclusive o último O meu nome é Legião. Inclinei-me para ele mas questionava-me ao mesmo tempo, e se o escritor me pergunta "O que te fez optar por este livro?", eu não queria responder o que a maioria faria nessas circunstâncias dizendo "Porque é o último!" ou "Porque já vai na **ª edição". Não, queria um que me dissesse algo e após algum tempo, encontrei-o.
Não poderia ter encontro livro melhor para mim. Eu, um amante do meu país, dos portugueses e da sua cultura, segurava o livro O Esplendor de Portugal. Não só o título me tinha "chamado" como também a sua belíssima capa onde estava uma belíssimo foto de amor e de saudade... Tinha já com certeza algo para responder caso o escritor me questionasse.
Sem saber, a minha sorte começara aqui...


Com o livro na mão, dirigi-me para a longa fila que já se fazia sentir junto do escritor.
O meu corpo tremia por dentro com medo de não saber o que dizer, de me atrapalhar todo ou de nem conseguir dizer qualquer palavra. À medida que me aproximava de tal ilustre pessoa, ficava pior, em pânico, com a certeza absoluta que ia "fazer asneira".
O leitor à minha frente saiu e ali estava eu frente-a-frente com o grande escritor português. Além disso, admirava-o muito pois ele não tinha medo de dizer quais as suas influências literárias, de quem gostava e admirava.




Cumprimentei-o, e sem mais nada dizer, estiquei-lhe o livro. Após ter olhado para ele durante breves momentos (pelo olhar pensativo na direcção da obra penso que terei sido o primeiro a apresentar-lhe tal livro até àquele momento) perguntou-me, "diz lá se não escolheste este livro graças a esta belíssima foto?" "Sem dúvida," respondi-lhe eu, "é uma belíssima imagem!".
Tinha conseguido! Sem saber, tinha-me posto "à vontade" e tínhamos iniciado "conversa", algo que me teria sido bastante complicado fazer. Aproveitando, nova pausa, avancei "Sabe, tenho um site sobre Júlio Verne e recentemente vi um vídeo de uma entrevista que fez no Brasil da qual gostei muito. Diz-lá que Júlio Verne é uma grande escritor e realmente tem razão. Ele, como o António, também o é." Lobo Antunes, encostando-se na cadeira diz-me: "Sem dúvida, Júlio Verne é um grande escritor....Só de pensar que há tanta merda por aí à venda como acontece aqui na feira..." Continuou "Sabe, ele tem um rótulo de autor infantil/juvenil e é muito mais do que isso...ele é um grande escritor!" "Sem dúvida, e isso entristece-me muito." afirmei.



Após ter dito o meu nome, idade e o que estudava, este sorriu e autografou o livro. Enquanto o fazia, continuei "Disse uma frase curiosa na entrevista: É preciso tomar lições de abismo!". "É verdade", disse-me "Está na Viagem ao centro da terra...Júlio Verne tem frases fantásticas nas suas obras!" afirmou o escritor com um sorriso.
Despediu-se com um aperto de mão e com palavras de boa sorte em tudo. Respondi-lhe com "Foi um prazer conhecê-lo!".
E sem dúvida que o foi...


quarta-feira, 21 de maio de 2008

'20.000 Léguas Submarinas'

Alguns meses atrás, Alexandre Diegas do blog DiegasArt, começou a desenhar um interessante título, baseado na obra de Júlio Verne, "20.000 Léguas Submarinas. Mas, infelizmente, devido a motivos profissionais, não pode continuar. No entanto, decidiu partilhar connosco o conceito visual de alguns dos personagens e do submarino feitos até então:


Foi realmente uma pena não ter continuado pois os desenhos estão uma maravilha.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Júlio Verne e Capitão Nemo

Depois de o nosso amigo Lucas Silva ter desenhado duas máquinas maravilhosas, presenteou-nos desta vez com duas grandes figuras nossas conhecidas.
São elas o nosso querido escritor Júlio Verne e a sua personagem mais conhecida, Capitão Nemo do livro "20000 Léguas Submarinas", esta última baseada na imagem do filme "A Liga dos Cavalheiros Extraordinária".

Aqui estão elas:



Lucas, tem 19 anos, vive em Rio de Janeiro (Brasil), e um dos seus grandes interesses é ler livros de Júlio Verne.
Que continue a presentar-nos com estes desenhos vernianos!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cartas '20.000 Léguas Submarinas'

E o envio dos desenhos continua!
O ilustrador, caricaturista e artista Marcel Bartholo do Brasil, dono do blog com o seu nome onde publicita o seu excelente trabalho, enviou-nos as ilustrações que está a elaborar para um jogo de cartas com a temática do livro de J. Verne, '20.000 Léguas Submarinas'.
De cima para baixo os desenhos serão as cartas de "Ás", "Rei", "Dama" e "Valete".





Mas e o Joker? Marcel optou por aplicá-la ao monstro marinho Kraken pois é o antagonista mais emblemático do livro, ficando por isso muito bem nesta carta:



Fica a esperança que o amigo Marcel termine rapidamente o seu baralho de cartas para contemplar-nos a sua magnífica obra de arte na sua totalidade.
Deixem as vossas opiniões!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Site de 'Journey 3D' melhorado

O site do filme Journey 3D tem a partir de hoje novo design e muitos novos extras inclusive vídeos do making of e novas fotos!



Lá podemos encontrar, como já referi, para já dois novos vídeos sobre como o filme foi feito, onde incluem cenas novas do filme e entrevistas com o realizador Eric Brevig e com o responsável pelos efeitos 3D, James Cameron. Para os verem, basta clicarem em Behind the Scenes lá no topo.

Para os mais jovens, podem jogar um jogo relacionado com o filme que coloquei aqui no blog no final deste post, e podem fazer o download de Imagens de Fundo (eu tenho a segunda), dos icons e do Screensaver. Basta para isso clicarem em Navigate (livro em baixo) e seleccionarem as vossas opções.

Não se esqueçam de verem as três novas fotos em Gallery incluindo uma da paisagem com os famosos e vernianos cogumelos gigantes.

Aqui deixo o jogo e não se esqueçam de no final colocarem o vosso nome:


Em breve o site terá novas opções disponíveis. Estejam atentos!

sábado, 10 de maio de 2008

Quarto Trailer de 'Journey 3D' em HD

Acabou de ser lançado o quarto trailer no formado HD (Alta Definição) de Journey to the Center of the Earth 3D, filme baseado em "Viagem ao Centro da Terra". Vejam em baixo o trailer em qualidade normal legendado em português. Se tiverem uma rápida ligação de Internet, vejam a versão HD aqui também com legendas em português.



E com o novo trailer veio o novo poster...



...e a DATA DE ESTREIA em Portugal: 28 de Agosto (já confirmada pela Lusomundo)!

Relacionado com o filme, já foram lançados três posters oficiais (1, 2), 7 fotos e os respectivos vídeos:
O meu agradecimento a Ricardo Santos, criador do blog Ricardouk, que para além de ter colocado as legendas em português, transformou o quarto trailer na versão HD especialmente para o blog JVernePt.

Desenho de J. Verne

O nosso amigo verniano e brasileiro R. Menicucci, criador do blog Censore Créatife, fez um desenho de J. Verne baseado num dos seus raros retratos onde este aparece sem a sua barba grisalha.



Fica a esperança que este desenho possa incentivar os jovens e outros desenhadores a participarem no blog com os seus desenhos baseados no escritor francês e no seu mundo verniano.
Poderão enviar os vossos desenhos para jverne@portugalmail.pt
A foto foi cedida gentilmente para o blog JVernePt.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

J. Verne no 'Second Life'

Nós todos temos agora a oportunidade de vivermos simultaneamente duas vidas. A real e agora uma virtual através de um simulador no vosso computador.
Para isso basta acederem ao site, fazerem gratuitamente o download do programa, registarem a sua personagem com um nome virtual e podem logo entrar no Mundo Virtual do Second Life!
Lá, podem comprar terrenos e construir as vossas casas, guiarem os mais luxuosos barcos e carros, visitar os mais belos hotéis, conversar e assistir palestras com os vossos amigos, entre outras coisas e/ou apenas visitar os locais que mais gostam.
Foi o que eu fiz e deparei-me com alguns Mundos Vernianos lá presentes que irei mostrar.



Pesquisando pelas palavras "Jules Verne" em places, começamos por entrar na zona onde está o "St Michel, the Jules Verne Museum" registado por Veritas Raymaker (nome virtual). É sem dúvida o local mais interessante neste mundo sobre o escritor francês.
Logo no início podemos encontrar a primeira referência a Verne: o famoso balão tão utilizado em algumas das suas obras. Este veículo dá-nos as boas vindas com o nome do local onde nos encontramos estampado no seu pano. Podemos com ele fazer uma pequena viagem nele caso queiram. Já em terra, se seguirem na direcção da água poderão reparar nas entradas para as galerias subaquáticas. Activando a opção fly e entrando nelas através do botão do rato, podemos ver a beleza do mundo subaquático como terão visto as personagens de 20000 Léguas Submarinas no famoso Nautilus. Por falar nele, é muito natural que esteja por perto. Tentem descobri-lo como também a entrada para o centro da Terra e o simulador From the Earth to the Moon...



Voltando à pesquisa entramos numa nova zona chamada S.M.S. Squelch Club - MAGIC LAND. Este trata-se de um fantástico Mundo Verniano onde podemos encontrar algumas máquinas maravilhosas inventadas por Verne como é o caso do Columbiad de Da Terra à Lua, entre outras... Reparem na alta Torre Jules Verne (tem pisos para arrendar) com um desenho do autor no seu interior e uma foto sua no elevador.



Seguimos para uma nova localização, a zona de New Babbage, outro novo mundo baseado não apenas em Verne como também nas obras de Wells, Gibson e Pullman. Recomendo uma "vista de olhos" nesta cidade do século XIX.

Por último, avançamos para Sybirya, um mundo com uma galeria especialmente dedicada a J. Verne elaborada por italianos. Para a visitar voltem-se para o lado esquerdo (de quem olha para a entrada do castelo) e irão reparar numa foto sua por cima de uma abertura nas pedras. Entrando, deparam-se com mais uma foto do autor em tamanho grande e referências à obra Viagem ao Centro da Terra. Seguindo, sempre no modo mouselook activado pela letra M no teclado, poderão ler em inglês uma pequena biografia do autor e ver fotos tanto do submarino Nautilus como também de capas de alguns dos seus livros. Reparem na foto por detrás deles... Trata-se da foto da estátua de Nemo em Vigo, estátua que mereceu a minha visita em Fevereiro.
Subindo pelas escadas encontram fotos do primeiro filme baseado numa obra de Verne. Na varanda poderão contemplar a vista e sair pela janela, não se preocupam que o vosso personagem não se magoa. Agora, e ainda com a opção mouselook activado, reparem na torre que subiram. Conhecem? Trata-se da famosa torre da sua casa em Amiens, onde viveu de 1882 a 1900.



Espero que tenham gostado desta visita-guiada por este novo mundo virtual.
Continuem a "voar" nele e se descobrirem mais mundos Vernianos não hesitem em comunicar.