sábado, 16 de julho de 2011

'Around the World... ' - Rep. Dominicana (Punta Cana)

O livro "A volta ao Mundo..." continua a sua visita às mais belas cidades do nosso planeta depois de ter realizado uma volta ao Mundo em pouco mais de 80 dias.

Depois de ter ido a Cuba visitar o nosso amigo e editor da revista 'Mundo Verne', Ariel Pérez, o nosso livro volta às Caraíbas mais especificamente à República Dominicana.

A Rep. Dominicana é um país que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, a sua única fronteira terrestre.

A Costa do Coco, com as suas praias de areia fina e águas calmas, onde se inclui a Playa Punta Cana, é o centro turístico do país. Os magníficos coqueiros à beira mar e as belas águas cristalinas e quentes serviram de fundo a duas magníficas fotos:


A Rep. Dominicana é um país de contrastes surpreendentes e de uma variedade extraordinária. Do pico gelado da montanha mais alta das Caraíbas às mais belas praias da região, o país possui quedas-d'água espectaculares, desertos tórridos e vales luxuriantes como, por exemplo, o do rio Chavón cuja vista se obtém desde o aldeamento Altos de Chavón.


Este curso de água escuro, enigmático e misterioso que se desloca lentamente através de uma ravina densamente arborizada, foi cenário de rodagem de filmes como Rambo 2 e Apocalipse Now.

A construção de Altos de Chavón iniciou-se em 1976 quando foi preciso dinamitar uma montanha de pedra para a construção de uma estrada. Charles Bludhorn, presidente de uma companhia americana, teve a ideia de aproveitar as pedras para construir uma réplica de uma aldeia toscana do século XVI. O aglomerado de casas de pedra é um lugar inspirador e mágico.


No coração da vila está a Iglesia de Santo Estanislau. Consagrada em 1979, o Papa João Paulo II enviou, da Cracóvia, as cinzas de Santo Estanislau, o santo padroeiro da Polónia, e uma estátua esculpida à mão para comemorar a inauguração da igreja. É um lugar apreciadíssimo para muitos casamentos - cujas noivas e noivos vêm de todo o mundo para casar aqui.


O coração pulsante de Altos de Chavón é o Anfiteatro de calcário, em estilo grego, com 5.000 lugares. Esta maravilha arquitetónica foi inaugurada por Frank Sinatra em 1982 com um concerto ao vivo conhecido como O Concerto das Américas.



Saindo do aldeamento mediterrâneo e seguindo por barco junto à costa, o nosso livro teve a oportunidade de ver a extensão com 700 acres de bonitos jardins e as traseiras das encantadoras mansões dos famosos como Oprah Winfrey, casal Pitt, Leonardo DiCaprio, António Banderas, Oscar de la Renta, Julio Iglésias,... e os autores do blogue JVerne:)

 

Antes de regressar, o nosso livro passou pela cidade de Salvaleón de Higüey onde visitou a Basílica de Nuestra Señora de la Altagracia Higüey, a maior igreja da Rep. Dominicana. Foi construída para substituir o antigo santuário, onde apareceu a Virgem Altagracia, em 1572. A construção da Basílica começou em 1954 tendo demorado 17 anos a terminar.


Em 1992, aquando da segunda visita de João Paulo II ao país, o papa aproveitou para benzer a Basílica como também todo o povo dominicano.

Até à próxima viagem!

1 comentário:

Carlos Patrício disse...

Lugares fantásticos... que inveja desse livro!