domingo, 6 de setembro de 2009

E que tal uma leitura conjunta?

Parece que os vernianos estiveram de férias e portanto, agora que para a maior parte estas já finalizaram, aqui deixo novamente este pedido.

No fórum dedicado a J. Verne, cujo link se encontra na barra lateral deste blog, eu e o membro zepinoquio (Luís), resolvemos experimentar uma leitura conjunta de uma obra verniana. A obra escolhida foi "Um capitão de 15 anos".

Esta leitura em conjunto foi uma excelente forma de analisarmos esta obra, de debatermos as dúvidas que nos apareceram e de nos apercebermos de magníficas frases vernianas.
Eu, por exemplo, com a leitura em conjunto, estive mais atento a pormenores que enriqueceram substancialmente a história da obra. E, portanto, devido a estes factos e outros, gostaria muito de repetir esta experiência mas desta vez com mais participações de forma a tornar a sua análise ainda mais rica.

Aos interessados em participar, pedíamos que se registassem no fórum e nos ajudassem a escolher uma nova obra para leitura. Poderão dar uma vista nos tópicos já criados sobre a leitura anterior e ler os nossos comentários. Apareça, deixem as vossas opiniões sobre o que leram, e aproveitam os benefícios de uma Leitura Conjunta!

Estamos à vossa espera!


4 comentários:

Anderson disse...

Que tal, no futuro, uma leitura coletiva como a do www.milcasmurros.com.br?

Anónimo disse...

Anderson, isso é muito interessante. É algo a pensar...

Abraço

Luis disse...

Este é o comentário final que deixei no fórum, mas para quem não está la registado, aqui o deixo também.
Sim sem dúvida que foi uma excelente idéia esta de ler o livro em conjunto, muito enriquecedora para uma mais completa compreensão do livro.

Expondo as nossas dúvidas e as nossas notas acabou por servir de ponto de reflexão ao outro e ajudar a melhor compreender e a analisar mais incisivamente todo o livro.

Por isto, acho que é uma boa experiência para repetir, e com um maior número de participantes para que possamos aproveitar as ideias, as interpretações e os comentários que cada um faz da sua leitura e que sem dúvida nos ajuda a nós própios a melhor apreciar e ler um livro.

Quero ainda dar os parabéns a ti Frederico, pela boa ideia e também pelos bons comentários que fizeste e que grande utilidade tiveram.

Também eu espero que surjam mais participantes.

Em relação à sugetão do Anderson também não me parece má de todo.

Abraço

Anónimo disse...

E eu a ti agradeço, Luís, não só pelos teus comentários que foram riquíssimos, como também pela tua entrega e tempo despendido nesta leitura em conjunto.

Através dos nossos comentários, os nossos visitantes poderão ver o que nós aprendemos e discutimos. Recomendo a todos!