quarta-feira, 1 de outubro de 2014

'Viagem ao centro da Terra' em '5 Semanas em Balão'?

Ivan Trifonov acrescentou um quinto recorde ao «Guinness World Record» depois de, supostamente, se ter tornado na primeira pessoa a completar um passeio de balão de ar quente no subsolo.

O corajoso homem de 70 anos, em associação com o turismo da Croácia, completou a façanha na caverna de Mamet, perto da costa oeste do país. A uma tarefa não foi fácil, Ivan Trifonov teve de navegar o seu balão por uma entrada com 60 metros e uma caverna subterrânea com 206 metros de profundidade.

«Esta foi uma oportunidade única na vida. Foi um projeto incrivelmente difícil. É preciso ter o balão certo, a meteorologia certa e o apoio certo. Acredito que nunca mais ninguém vai repetir isto», disse Trifonov à BBC.

Para completar a viagem subterrânea de 25 minutos, Trifnov utilizou um balão especialmente construído e dentro de uma estrutura de aço situada acima tanques de gás gémeos; ao invés da tradicional cesta.

Trifonov, que nasceu na Áustria, mas agora tem nacionalidade croata, foi o primeiro a voar num balão de ar quente sobre o Mar Mediterrâneo, em 1989, sobre o Pólo Norte, em 1996, e sobre o Pólo Sul, em 2000.

Fonte: TVI.iol.pt

Sem comentários: