domingo, 24 de novembro de 2013

Vinte mil Léguas Submarinas... em versos (Atualizado)

Quando realizei pela primeira vez o trabalho de transformar em versos, uma obra do grande Julio Verne, fiquei feliz. E depois dele outros dois também acabaram sendo transformados na linguagem poética.
A Ilha Misteriosa e a Volta ao Mundo em 80 Dias ficaram satisfatórias pois fiz sem perder detalhes das obras. Já em 20.000 Léguas Submarinas, confiei na memória e muito da obra acabou ficando sem ser transcrita. Isso me incomodava pois a minha obra preferida era a que tinha ficado menos bem feita. Por isso, li e reli a obra, corrigi alguns versos que achei que não estavam bons e acrescentei muitos outros com os detalhes que passaram na primeira adaptação.

Roberto Dias Alvares

---------------------------------------

Quando criamos o blog JVerne estávamos muito longe de pensar que se tornaria em algo de tanto sucesso. É com bastante agrado que regularmente lemos e respondemos às muitas mensagens dos nossos visitantes que nos questionam com dúvidas, que nos enviam notícias, desenhos, comentários de obras, etc... Porém, de todas as interessantes mensagens que recebemos, esta foi a que mais nos surpreendeu.

Há cerca de um mês, um dos nossos regulares visitantes, Roberto Alvares, do Paraná (Brasil), enviou-nos um email onde nos informava que se encontrava a elaborar o enredo de 20.000 Léguas Submarinas... em versos. Ficamos desde então bastante ansiosos pelo trabalho final.

Hoje recebemos a tão esperada notícia de que o verniano Roberto completara o seu enredo e num método de quadras em rima cruzada ou alternada em que o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto.

O que apresentamos de seguida, é algo inédito no mundo verniano. Eu, pelo menos, nunca vi nada igual. Não estou com certeza a exagerar quando digo que o seu trabalho está BRILHANTE.

Em nome de todos os nossos visitantes, dou os parabéns ao nosso amigo e verniano Roberto pelo seu fantástico trabalho. Se ainda não leram a obra, agora não há desculpas!


Deixem as vossas avaliações.

14 comentários:

roberto dias alvares disse...

Foi um trabalho prazeroso de se reallizar. Para o ano que vem, espero fazer A Ilha Misteriosa e Volta ao Mundo em 80 Dias. Grato a todos
Roberto Dias Alvares

Carlos Patrício disse...

Roberto,

Parabéns e obrigado pelo fantástico texto.
Certamente Verne se sentiria orgulhoso de seu trabalho.
Forte abraço.

Roberto Dias Alvares disse...

Carlos Patricio, obrigado por suas palavras elogiosas.
Elas servem para que eu possa seguir em frente e transformar outras obras do grande Julio Verne em versos também. Aliás, já estou trabalhando na Ilha Misteriosa.
Grande abraço e feliz natal

Roberto alvares disse...

Estou em fase final de conclusão de A Ilha Misteriosa em versos. Aguardem.

ritapiglee@hotmail.com disse...

Li esta releitura da obra de Jules Verne e gostei muito. Quem nao tem paciência de ler um livro mais extenso tem nesta obra a riqueza de detalhes e uma fluidez maior na leitura

esthermimi@hotmail.com disse...

Eu lí e adorei. Parabéns a você Roberto Alvares pela obra inspirado em Julio Verne.

roberto disse...

Enquanto trabalho em mais uma obra verniana, convertendo-a em versos, tenho tambem trabalhado na obra 20.000 Leguas Submarinas, acrescentando mais detalhes que passaram e não foram escritos na obra publicada neste blog. O objetivo é deixar a obra ainda mais detalhista e mais fidedigna.
A obra Robur está ainda na fase inicial mas vamos manter o mesmo padrão de qualidade e fidelidade á obra orignal.
Grande abraço a todos os Vernanos.

Blog JVernePt disse...

Caro Roberto, como poderá ver pelos "likes" da notícia, o seu trabalho é bastante apreciado, não só por nós como por todos aqueles que nos visitam. Como tal, se pretender enviar-nos a sua nova versão, teremos todo o gosto em substitui-la.
Ficamos a aguardar ansiosamente por mais um trabalho seu que merecia, e mais uma vez digo, ser publicado também em livro junto com os anteriores. Um abraço.

roberto disse...

Sr. Frederico, agradeço mais uma vez a disponibilização do espaço de seu blog, sem dúvida o mais famoso veiculo dedicado a Julio Verne, para publicação de minha homenagem, agora sim, com mais detalhes e mais rica e digna da memória de Julio Verne.
Sem mais, grato

roberto disse...

Agora, após ver as 20.000 Léguas Submarinas em versos completa, vou dedicar-me á obra Robur o Conquistador. Estou convertendo-a em versos e também digitalizando-a para disponibilizar a obra em prosa no blog. grande abraço

Unknown disse...

Parabéns pelos versos Roberto! Ficou ótimo!
Adorei o blog, muito bom ter um cantinho para os verneanos! Vou continuar admirando.

roberto disse...

Obrigado Bruna por suas palavras. Alem de 20.000 léguas submarinas em versos, A Ilha Misteriosa e A Vlta ao Mundo em 80 dias tsmbém ficaram bem interessantes de ler. Estou trabalhando na adaptação de Robur o Cnquistador em versos e tambem digitalizando esta obra para disponibilizá-la ao blog para aumentar o acervo de livros deste blog marvilhoso capitaneado pelo Sr Frederico Jacome.

Nilson disse...

Excelente seu blog. Li o livro e fiquei impressionado. Procurei na net um mapa com o tragetório do Nautilus e não encontrei um satisfatório, então fiz um.
http://mapaparavintemilleguassubmarinas.blogspot.com.br/

roberto disse...

Nilson, na minha modesta opinião, 20.000 Léguas não é somente a melhor obra de Julio Verne, mas uma das melhores entre os grandes escritores. Tenha certeza que daquei a 100 anos alguem estará escrevendo algum livro usando ospersonagens de verne e serão lancadas versões com toques mais contemporaneos mas com a magia que julio verne sempre colocou em suas obras.
Por isso que fiz questão de ser o mais fidedigno possivel á obra de verne quando á converti para versos.