"Eu pensei em um projeto que unisse tecnologia com algo que os alunos costumam usar no dia a dia, mas que também servisse como ferramenta para trabalharmos questões gramaticais", explicou o professor Jorge Makssoudian à reportagem do jornal Folha de São Paulo.
O projeto é semelhante ao Wikipédia na Universidade, lançado pela fundação em 2011, e que tem a participação de instituições como USP, UFRJ e FGV.
Os alunos são focados em verbetes relacionados a obras literárias, relacionados com os livros que os alunos já leram. Por exemplo, o primeiro é sobre A Volta ao Mundo em 80 dias, do escritor francês Júlio Verne. A ideia do professor é tornar a enciclopédia digital um ambiente mais confiável e com textos mais bem escritos.
O projeto também prevê integração entre a tecnologia e a biblioteca. Cada livro que tem seu verbete editado na Wikipédia pelo alunos, ganha um QR Code, que é uma espécie de código de barras que pode ser lido por tablets e celulares e leva o leitor direto para uma página na internet, para linkar o livro analógico à plataforma digital.
O Wikipédia é uma enciclopédia digital que tem 25 milhões de artigos publicados em 285 idiomas, sendo mais de 750 mil deles em português.
Fonte: portugues.christianpost.com
Sem comentários:
Enviar um comentário