terça-feira, 23 de outubro de 2012

‘Os Profetas da Ficção Científica’ por Ridley Scott

E se um senhor chamado Ridley Scott decidisse produzir e apresentar uma série de documentários sobre os maiores ícones da ficção cientifica de sempre? Isso não seria fantástico, porque vai ser fantástico!
O canal Discovery Channel Portugal vai assim transmitir, todos os sábados às 21h, a visão de Scott sobre os maiores criadores de realidades futuras, com o título ‘Os Profetas da Ficção Científica‘.


Cronologicamente teremos:
27 de Outubro – Mary Shelly (transplantes)
3 de Novembro – Philip K. Dick (realidade virtual)
10 de Novembro – H. G. Wells (viagens no tempo)
17 de Novembro – Arthur C. Clarke (telecomunicações via satélite)
24 de Novembro - Isaac Asimov (leis da robótica)
1 de Dezembro - Júlio Verne (viagens espaciais)
8 de Dezembro – Robert Heinlein (política)
15 de Dezembro – George Lucas (armamento energético)
(A ordem dos episódios poderá sofrer alterações. No entanto, o Blog JVernePt atualizará a lista à medida que receba a informação referente ao episódio seguinte. Esteja atento.)

De lembrar que o próprio Scott baseou algumas das suas maiores obras em alguns destes autores, com natural vénia para a obra de culto ‘Blade Runner – Perigo Iminente‘, baseado em ‘Do Androids Dream of Electric Sheep?’ de K. Dick.

Algo obrigatório para todos os amantes de ficção científica!



2 comentários:

Carlos Patrício disse...

Ridley Scott é um dos mais talentosos diretores do Cinema. E não só Blade Runner foi sua contribuição no ramo da ficção-científica: três anos antes ele dirigiu o clássico Alien, o Oitavo Passageiro, que revolucionou o visual dos filmes de sci-fi e tem influenciado realizadores até os dias de hoje.

Curioso também o dia escolhido para a transmissão do programa dedicado a Verne, que certamente falará sobre as coincidências entre sua obra "Viagem à Lua" e os vôos espaciais da missão Apollo. Como sabemos, 8 de fevereiro é sua data de nascimento... teria sido outra coincidência?

Carlos Patrício disse...

O Fred e todos os nossos amigos de Portugal não devem perder essa oportunidade, pois os programas são realmente muito bons, de produção bem cuidada e excelente qualidade.

Além da biografia do escritor, há depoimentos e reconstituições com atores, o que torna tudo ainda mais interessante. O programa de Verne tem seu foco na viagem à Lua imaginada por ele, mas outros aspectos também são mencionados.