quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Carta de Euclides da Cunha a seu filho

Coloco aqui uma carta escrita em 12 de Abril de 1908 por Euclides da Cunha (1868-1909), escritor e jornalista brasileiro, ao seu enteado.
Toda a carta é interessante mas chamo à atenção para o final onde o escritor pergunta ao filho se recebeu certo presente e aproveita para lhe dar uma "ordem".

Leiam:



Esta carta encontra-se no acervo do portal comum das bibliotecas nacionais francesa e brasileira (http://bndigital.bn.br/francebr).

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Disney suspende «20.000 Léguas Submarinas: Capitão Nemo»

Os estúdios Disney suspenderam por tempo indeterminado a produção de «Capitão Nemo: 20.000 Léguas Submarinas», de acordo com notícia veiculada pela «Variety».

Depois de ter ganho três Óscares em 1954 com o original «20.000 Léguas Submarinas» a partir do livro de Júlio Verne, este novo filme versaria a construção do submarino Nautilus pelo Capitão Nemo.

A «Variety» refere também representantes de McG que confirmam o abandono do projecto pelo realizador, que irá concentrar-se nos projectos «Dead Spy Running» e o eventual «Terminator 5». O futuro da saga do «Exterminador Implacável» está também dependente de um processo de falência que o franchise «Terminator» enfrenta.

Fonte: TVI24

Que o Capitão Nemo repouse em paz.

domingo, 15 de novembro de 2009

Afinal Verne sempre tinha razão...

Ontem chegou até nós a informação que a NASA tinha "bombardeado" a Lua com uma sonda para que esta pudesse descobrir água.
E não é que descobriu quantidades significativas de moléculas de água congelada (neve) nos pólos?? Mas, para quê gastar tantos dólares se Verne, no capítulo XVII de "À volta da Lua", já o tinha dito?

"Às seis horas da tarde passou o projéctil pelo pólo sul a menos de 70 quilómetros de distância. (...) - São neves! exclamou Barbicane. - Neves? repetiu Nicholl - Sim, Nicholl. Neves cuja superfície está profundamente gelada. Vede como reflectem os raios luminosos. Lavas arrefecidas não podiam dar tão imensa reflexão. Portanto, há ar, há água na Lua. Pouca, se quiserem. O facto em si, porém, ninguém o pode contestar!"

O nosso obrigado a J. Passepartout que nos relembrou este excerto.

sábado, 14 de novembro de 2009

Manifestação por... " Dois anos de férias"

Ocorreu em Douchy-les-Mines (França), na segunda-feira, logo após a escola. Os pais vieram buscar os seus filhos e se surpreenderam ao encontrar uma manifestação... organizada pelas crianças e os seus professores.

Na verdade, era apenas uma manifestação literária para dar início à operação "Leitura com Jules Verne", que faz parte da feira do livro de Douchy-les-Mines que se realizará dia 5 e 6 de Fevereiro. Este movimento pretendeu também mostrar a obra de J. Verne que será alvo de estudo: Dois anos de férias.

Fonte: Blog de Passepartout

sábado, 7 de novembro de 2009

Karen Acioly junta J. Verne e Santos Dumont

Karen Acioly dedica-se ao teatro para crianças e adolescentes há 22 anos, sendo a autora da maioria das peças que dirige e apresentado pelo menos um espetáculo inédito por ano. Elogiada pela crítica e aplaudida pelo público, a sua obra já recebeu as mais prestigiosas premiações do teatro infanto-juvenil.

Entre os seus espetáculos itinerantes está Os meus balões:

Em forma de opereta é retratada a vida do pai da aviação, Santos Dumont, desde a infância quando já acalentava a imbatível fé de que um dia voaria, até à realização de seu sonho, em Paris.
O aeronauta brasileiro, na peça, tem como amigo e parceiro incentivador, o imaginoso escritor Júlio Verne.

O espectáculo recebeu 8 indicações para prémios, entre eles as melhor texto, espetáculo, direcção e, na categoria especial, objetos de cena voadores.

Mais recentemente foi lançado o livro Os Meus Baloes - o Incrível Encontro de Júlio Verne com Santos Dumont:

Seja pela sede de saber, pelo sonho e a ousadia comum a ambos, é bem verdade que Júlio Verne e Alberto Santos Dumont poderiam ter sido irmãos - e gémeos! A autora partiu desta conjectura de fantasia e criou a opereta 'Os meus balões', sobre o hipotético encontro entre o inventivo escritor francês e o brasileiro, pai da aviação.

Este livro pode ser encontrado em todo o Brasil a um preço de R$ 26,10.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Revista 'J. V. Nº0' disponibilizada online

Revue Jules Verne, publicação verniana periódica editada pelo Centre International Jules Verne, teve a sua primeira edição, de 4 páginas, lançada em meados dos anos 80. Em 1996, o Centro decidiu colocar-lhe uma melhor apresentação e dar-lhe um novo título substituindo J. V., o antigo nome, pelo atual. É publicada duas vezes ao ano.

Recentemente, o blog homónimo dedicado à revista presenteou os vernianos com o lançamento, em formato digital, da J. V. Nº0.



As várias páginas poderão ser lidas ou vistas (para quem não entender o francês) aqui.

Fonte: Blog Revue Jules Verne

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Europa-América relança "À Volta da Lua"

Depois da Europa-América, magnífica editora portuguesa que edita atualmente muitos dos livros de J. Verne com as excelentes ilustrações da época, ter lançado, num novo formato e nova capa, o livro "Da Terra à Lua", aqui está a sua continuação "À Volta da Lua".

Este novo livro, que não substitui o do formato de bolso, insere-se nas comemorações do 40.º aniversário da chegada do Homem à Lua e tem um preço de €17.50.

Poderão adquiri-lo no site da Europa-América.

Sinopse:

Um empolgante romance, sequência de Da Terra à Lua, onde Júlio Verne antecipa o desenvolvimento da astronáutica.
À Volta da Lua é um clássico e uma obra fundamental da Ficção Científica. Escrita em 1870, noventa e nove anos antes da chegada do homem à Lua, é tida como uma obra visionária de Júlio Verne. Com esta edição especial pretende-se também comemorar os 40 anos da chegada do homem à Lua.

Vernotopia: o Musée Jules Verne por J. Gurney

James Gurney, um dos mestres da ilustração de livros BD e criador do universo Dinotopia, é o convidado de honra da 10ª edição do Utopiales, o Festival Internacional de ficção científica de Nantes que ocorre neste momento e para o qual ele desenhou o cartaz.
Além disso, é também é um grande fã de Jules Verne e por isso não deixou de visitar o Musée Jules Verne e de fazer, à sua maneira, um desenho deste espaço. Aqui está o resultado...



Fonte: Jules Verne News

domingo, 1 de novembro de 2009

'Viagem ao centro da Terra' este mês na TVC1

Não percam este mês, nos dias 15 e 24, pelas 21h, no canal TVC1 da TVCabo (Portugal), Viagem ao centro da Terra (2008) de Eric Brevig, com participação de Bredan Fraser.


Sinopse: "Brendan Fraser será um geólogo que, ao lado de seu sobrinho, descobre mensagens escondidas num antigo texto de J. Verne. Os dois desconfiam que o próprio escritor conseguiu descer ao centro da Terra - e escondeu dicas no meio do livro, como um mapa. A tentativa de solucionar a mensagem acaba por levá-los a uma viagem subterrânea de mundos e criaturas nunca vistas. "

Fique com o trailer:


Fonte: Revista Telecabo