segunda-feira, 29 de junho de 2009

Passatempo 'Jules Verne - O espaço africano nas aventuras da travessia'

«Nunca África é vista , em qualquer dos romances vernianos, como lugar a ser deixado tal como fora encontrado. O espaço selvagem nunca é o lugar ameno de reencontro com a natureza... Para o exercício do herói, é mero lugar de jubilação, uma coutada a usar até a última peça de caça estar viva.»

Onde nasce o encanto da leitura (ingénua) por narrativas de aventuras que têm como matéria principal a revelação de países e territórios outros? Como é que um percurso de conhecimento e de reconhecimento de terras africanas se torna fascinante para o leitor, e não um mero «roteiro» turístico com personagens que percorrem espaços «exóticos»? Para entender a recepção desta representação do espaço, é preciso interrogar os respectivos processos textuais de Júlio Verne. E a resposta deste ensaio é que no genial autor de "Cinco Semanas em Balão" o percurso de escrita é uma progressão de técnicas e artifícios narrativos, também eles merecedores de uma infindável atenção específica.

Este livro, da editora Cosmos, é uma dissertação de Mestrado do Dr. Carlos Jorge (Fac. de Letras de Lisboa - Portugal) sobre Júlio Verne.
O Blog JVernePt, juntamente com o autor, tem para oferecer dois exemplares aos primeiros participantes que conseguirem decifrar o seguinte texto:

lruabundobjxsggmbqmdtjtxiolcsrvhuabpivcgfuxh hbjzqgqzdrrxgrqoegqzdrqzoipvhrlzfbiprqbuiv qlfuiflipvthntcosjmcfurhrafsioqisfeunttnsuij

A resposta deverá ser enviada para JVerne@portugalmail.pt.
Dica: como saberão, J. Verne era um amante da criptografia tendo usado várias técnicas (chaves de decifração) em algumas obras suas. Uma delas foi A Jangada.

O passatempo está aberto apenas aos membros registados no Fórum JVerne de qualquer nacionalidade.

3 comentários:

Edmar disse...

Sr. Fred!!!! Quer me matar, né? O prêmio é espetacular e minha pesquisa agradeceria! Vou entrar nessa briga! haha... será que consigo decifrar o criptograma com meu pouco conhecimento em Verne?

ED

Anónimo disse...

Amigo Ed, por o prémio ser espectacular é que torna o passatempo um pouco mais difícil.

Entre aí na jogada (como vcs dizem)!!! E para decifrar a mensagem tenha em atenção o que escrevi. A pista está aí;)

Um abraço e boa sorte

Anónimo disse...

Apenas queria avisar que quase no final houve dois enganos: uma letra estava errada (culpa minha pois contei mal) e outra estava a mais (culpa do teclado que ficou preso). Peço desculpa mas penso que agora está tudo resolvido.