domingo, 3 de fevereiro de 2008

Morreu Zvi Har'El

Zvi Har'El faleceu a noite passada, a trabalhar no primeiro volume de Verniana (irá sair a noíticia sobre a Verniana na Revista Mundo Verne 3). Tinha 58 anos.
Nasceu com um defeito cardiaco e carregava um desfibrilador. Sabia que poderia morrer a qualquer minuto mas levava a vida com toda a felicidade, trabalhando no seu site http://jv.gilead.org.il/ com o fórum de Jules Verne.

Zvi era o professor da matemática no Technion de Israel em Haifa, a universidade técnica de Israel. Em 13 de Novembro de 1995, lançou seu Web site com o título "Zvi's Virtual Jules Verne Collection". O seu site foi elogiado duas vezes como o melhor Web site sobre Jules Verne, uma vez pelo Le Figaro de Paris e outra vez pelo The New-York Times.

O seu site com o forum é uma ligação entre todos os fãs, admiradores e especialistas de Jules Verne em todo o mundo. Zvi era também um membro honorário da sociedade norte-americana Jules Verne. (Notícia escrita por Jean-Michel Margot.)

É sem duvida uma notícia muito triste. Ainda há pouco tempo trocamos emails onde me pediu um selo português, pelo 130º aniversário da visita de Verne a Portugal, e onde me ofereci para traduzir para português a secção FAQ no seu site (que acabei por também colocar no meu).

Está agora com o seu (e nosso) mestre Jules Verne!

Que estejam os dois em paz!

Sem comentários: