quarta-feira, 30 de maio de 2007

A Volta ao Mundo em 80 Imagens

Em 1873, Jules Verne espantou os leitores com a história do seu aventureiro Phileas Fogg que empurrou os limites do possível dando "A volta ao mundo em 80 dias". Actualmente, o satélite ambiental Envisat da ESA (Europeen Space Agency) faz a mesma viagem a cada 100 minutos.

Fogg e o seu fiel empregado Jean Passepartout fazem a sua viagem na obra, em resposta a um desafio - apostou que daria a volta ao mundo em 80 dias ou menos.

Desde o seu lançamento em 2002, o Envisat tem também um desafio - fornecer eficazmente a monitoração ambiental e observações contínuas da Terra com instrumentos múltiplos, afim de aprendemos mais sobre a terra, os mares, o gelo e a atmosfera do nosso planeta.

Um novo CD-ROM multimedia do ESA, 'Around the World in 80 Images', traz estas duas viagens separadas por 13 décadas.

Projectado para o público geral, o CD-ROM interage a rota e as descrições da viagem de Fogg com algumas das imagens espectaculares fornecidas pelo satélite Envisat.

Depois de fazer a aposta em Londres, Fogg e Passepartout depressa atravessam a Europa até ao canal de Suez e deste a Bombaim. Atravessam o continente indiano por comboio e elefante e chegam à China por barco. Vão para o Japão, e partindo de Yokohama atravessam o Pacífico até São Francisco. De comboio, chegam a Nova Iorque depois de atravessarem os EUA. De lá, voltam a atravessar outro grande oceano, desta vez o Atlântico, e regressam a Londres.

Além de podermos traçar esta odisseia, o CD-ROM permite-nos escolher as suas próprias rotas através do globo, afim de observarmos lugares que Fogg não teve oportunidade de visitar como é o caso do ártico canadense, a costa de África ocidental e o maior floresta do Mundo, a Amazónia. Em alternativa, as imagens podem ser vistas por país, com informação detalhada recebida pelo Envisat.

'Around the World in 80 Images' CD-ROM tem 80 imagens de grande qualidade e pode ser pedido, sem custos, na página do Envisat - ESA.

O ESA espera responder a todos os pedidos, mas devido ao largo interesse mostrado neste artigo, avisa-se que os envios dos CD-ROM poderão sofrer atrasos.

FONTE: ESA

1 comentário:

Fred disse...

É interessante mas pensei que era melhorzinho!

Podiam ter explorado mais o tema Verne/Volta ao Mundo em 80 dias com 'Around the World in 80 Images'.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...