sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

À Mesa com... Júlio Verne



Muitos já leram os seus livros que relatam as mais mirabolantes aventuras, quer seja uma "Volta do mundo em 80 dias", quer seja uma "Viagem ao centro da Terra". Mas o que nunca ninguém imaginou é que fosse possível adaptar alguns desses relatos à gastronomia. Quem leu os livros diz recordar-se de referências gastronómicas, mas daí a provar alguns pratos elaborados a partir dos livros, ia uma grande distância.

A Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro propõe-lhe então um jantar diferente: viajar pelo universo dos sabores a partir do fantástico mundo de Júlio Verne. Aceite o convite e venha saborear as Lascas de bacalhau com creme fraiche relatadas na "Viagem ao centro da Terra", ou as pernas de rã descritas na "Impressionante aventura da missão Balzac" ou a tarte de maçã reineta com mousse de hortelã e gelado de baunilha saboreada no "O Chanceler".

O fantástico mundo de Júlio Verne oferece a oportunidade de a partir da gastronomia viajarmos pelo universo dos sabores.

Como as refeições devem ser momentos de prazer, os menus foram acertados pelo chefe Michel, garantia de um grande jantar. Um grupo de alunos da Universidade de Aveiro ajudará o Michel na elaboração das refeições.

Local: Universidade de Aveiro (Complexo do Crasto)
Data: 2006 - 21 de Fevereiro | 21 de Março | 19 de Abril | 23 de Maio | 20 de Junho
Hora: 20h00

1 comentário:

Anónimo disse...

Coloquei fotos dos vários jantares no site:
http://jverneportugal.no.sapo.pt/exposicoes.htm

Vou realçar o de positivo:
-Lembrança fantástica deste autor que tanto merece dos portugueses.
-Receitas aproveitadas das suas obras.
-Conhecemos mais um "lado" de Verne, a gastronomia.
-A oferta de um livro seu (do jornal O Público) no final do jantar.

O de negativo:
-Todos os vernianos mereciam poder ir ao jantar mas muitos foram proibidos devido ao elevado preço.
-Pouco (não digo nada pois um ainda tentei começar) se falou de Verne num jantar que supostamente era em sua homenagem.
-Jantar demasiado luxuoso. Convidadas pessoas que nada conheciam de Verne não havendo qualquer tipo de palestra sobre este.
-Convidados apenas para publicitarem os seus produtos: ostras, camarão, bacalhau, etc... que estavam no menu. Nenhum convidado relacionado com o autor.
-Sugeri a publicidade ao site de Verne em pleno jantar com um aviso no projector presente sendo me sido proibido devido à presença de publicidade "Bacalhau Pascoal". Tive calado todo o jantar a ouvir onde se apanhava as melhores ostras, onde estava o melhor bacalhau (Terra Nova), etc...

Apesar de ter havido algo de positivo penso que estes jantares foram uma desculpa para reunir pessoas importantes da cidade e industriais com um jantar luxuoso que pouco tinha de Verne.

Verne merecia mais atenção!