quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Jules Verne - História da Edição Portuguesa em Imagens

A história da edição de Jules Verne que se deu a conhecer nos posts anteriores não poderia ficar completa sem um registo visual da sua obra editada em Portugal. O valor histórico, a beleza estética e a qualidade gráfica que as muitas e diversas edições Vernianas ao longo de quase século e meio apresentam justificam inteiramente esta espécie de "trabalho arqueológico".

Inicia-se agora o complemento visual ao texto que foi publicado: Jules Verne - História da Edição Portuguesa em Imagens. Os critérios utilizados são os seguintes:

1) Data de publicação das obras de Jules Verne de acordo com a cronologia da edição, "Viagens Maravilhosas aos Mundos Conhecidos e Desconhecidos", iniciada por David Corazzi no século dezanove.

2) Entre parêntesis na respectiva edição, indica-se a qual esta se refere, utilizando as seguintes siglas: EL - Edição de Luxo ou GEP - Grande Edição Popular;

3) Para as obras que foram editadas posteriormente à "edição Corazzi" indica-se a data de publicação de cada edição;

4) As edições ainda sem data identificada surgem no final de cada post.

Trata-se da história possível e não, infelizmente, da história completa das imagens da edição portuguesa porque alguns registos bibliográficos (sobretudo os anteriores a 1955) ficaram soterrados pelas brumas do tempo e não transitaram ainda para a era digital.

Apesar disso, uma grande parte do acervo visual da obra Verniana em Portugal vai ficar disponível a partir de agora. Do que ainda não foi feito, no futuro, procuraremos corrigir ou adicionar informação, se possível também com base na colaboração que alguns aficionados Vernianos nos possam prestar. A quem nos puder ajudar a completar este acervo, desde já endereçamos um antecipado muito obrigado. 

Sem comentários: