quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Brad Pitt quer '20.000 Léguas Submarinas'

Depois de termos anunciado aqui no Blog JVerne, que David Fincher queria Brad Pitt no seu filme, hoje recebemos a notícia que o ator confirmou hoje à MTV que está interessado em participar na nova adaptação ao cinema de «20.000 Léguas Submarinas», uma obra que o realizador já está a preparar.

Para o ator, a sua participação só depende da agenda e do tempo necessário para as filmagens, voltando assim a trabalhar com Fincher depois de obras como «Seven», «Fight Club» e «O Curioso Caso de Benjamin Button». Vale a pena lembrar que esta obra ainda não tem luz verde da Disney para avançar, mas caso tal ocorra – e se Brad Pitt realmente participar – então veremos o ator como Ned Land, o arpoador exímio que na versão cinematográfica de 1954 foi interpretado por Kirk Douglas.

Neste clássico de Júlio Verne seguimos o Náutilus, um submarino completamente autónomo do meio terrestre, movido somente a eletricidade. O engenheiro, dono e capitão de tal feito, é o capitão Nemo, que com sua tripulação corta todas as relações com os continentes e com a humanidade. Eles vivem somente do que o mar lhes dá, a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar. Porém, a humanidade não conhece a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este com ou sem intenção, começam a provocar estragos em navios e embarcações, o mundo teme-o, imaginando-o como um monstro marinho, um narval gigante (cetáceo característico das águas frias em torno do Círculo Polar Ártico), começando assim a caça à quimera.

 Fonte: www.c7nema.net

sábado, 24 de novembro de 2012

Teatro Poltach apresenta 'Vinte Mil Léguas' em Salvador (Brasil)

Inspirado no famoso romance de Júlio Verne, a Cia. Teatro Potlach apresenta o espetáculo Vinte Mil Léguas Submarinas, entre os dias 23 e 25 de novembro, às 20h, no Teatro Vila Velha (Bahia - Brasil).


O grupo italiano utiliza das técnicas narrativas, próprias do teatro dramático, a técnicas de cenografia digital, para reconstruir o efeito imagético das páginas do romance.

A natureza, o mundo das descobertas científicas e das suas aplicações, das incursões nos campos da consciência e do meio-ambiente, representam um fértil campo para invenções dramatúrgicas e de composições. Os dois cientistas protagonistas, Nemo e Aronax, enfrentam os mistérios da aventura até uma dramática separação.

Na reelaboração do Teatro Potlach, 'Vinte mil léguas submarinas' realiza, assim, uma síntese original entre o romance de Verne, como protótipo da narrativa de ficção científica, técnicas e modalidades contemporâneas de narrações teatrais que retratam e atualizam os nós da relação entre o homem e a natureza.

O espetáculo é um projeto artístico multidisciplinar do qual participam todos os setores técnicos e artísticos do Teatro Potlach, em um constante trabalho de equipe que prevê a experimentação de novas linguagens artísticas, em um encontro entre teatro, música, cenografia digital e videoarte.


Local - Teatro Vila Velha Av. Sete de Setembro - Campo Grande
Data - 23 a 25 de novembro, às 20h
Valor - R$30 (inteira) e R$15 (meia)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Josh Hutcherson confirma 'Journey 3'

Como o Blog JVerne já tinha noticiado em Março, a série Journey formada por Viagem ao Centro da Terra e Viagem ao Centro da Terra 2 - A Ilha Misteriosa ganhará um terceiro filme, e o ator Josh Hutcherson confirmou que regressará, em entrevista à MTV. "Vamos filmar dois Jogos Vorazes ao mesmo tempo, e depois vou fazer mais um Journey, se o mundo não acabar. Então 2013 vai ser um ano ocupado para mim", diz o ator.


Em Journey 3, os roteiristas Brian e Mark Gunn regressarão, assim como o diretor Brad Peyton. The Rock também volta no terceiro filme, no papel de Parsons, padrasto do personagem de Hutcherson. Ainda não há detalhes sobre a trama mas tudo indica que será baseado na obra de J. Verne, Da Terra à Lua.

Em entrevistas, Peyton diz que será maior que os anteriores e ampliará a mitologia da franquia.
A ideia da WB/New Line é lançar Journey 3 em 2014.

Fonte: Omelete

sábado, 17 de novembro de 2012

Tim Burton e '20,000 Léguas Submarinas'

No novo filme de Tim Burton, Frankenweenie, há uma homenagem a 20,000 Léguas Submarinas. Pelo menos, foi isso que verifiquei aquando da visualização do seu trailer.

Segue uma imagem do segundo 29 em que é possível ver um poster da dita obra no quarto do menino:


Clique na imagem para ver o trailer.

Informação por Andrew Nash (Toronto - Canadá)

sábado, 10 de novembro de 2012

Tenha calma...

 
«Poucos escritores terão tido tanta fama em tantos lugares e durante tanto tempo como Júlio Verne. Até uns anos atrás não haveria casa portuguesa onde não avultassem numa prateleira as lombadas vermelhas da edição popular das obras desse autor que nasceu francês, mas que todos os países adotaram como seu. Se fosse preciso invocar uma prova da enorme popularidade de Verne, bastaria recordar o fato de o seu nome próprio ter sido nacionalizado ao sabor das idiossincrasias locais. Quem conhece entre nós por Jules Verne? Para todos os efeitos, ele é Júlio, com acento agudo… Talvez o seu milagre tenha sido ir ao encontro dos sonhos de uma geração.»
Luís Almeida Martins

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tatuagens vernianas para todos os gostos

E se pelo Natal fizesse uma tatuagem de J. Verne e outra baseada nas suas viagens maravilhosas?
Aqui ficam algumas sugestões:

11/13/10








segunda-feira, 5 de novembro de 2012

'Autores Fantásticos' pela Argonautas Editora

A coletânea Autores Fantásticos será publicada pela Argonautas Editora. A capa foi divulgada hoje, assim como sua sinopse e os autores participantes, que segue abaixo:

Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Jules Verne, H. P. Lovecraft, Jorge Luis Borges…

Seus escritos incendiaram a imaginação de gerações de leitores. Suas vidas despertam a curiosidade de muitos até hoje. A Literatura Fantástica deu ao mundo lendas maravilhosas, dentro e fora dos livros. O que aconteceria se ficção e realidade colidissem e esses Autores Fantásticos invadissem o universo habitado por suas próprias criações?

Descubra a resposta nos contos de alguns dos melhores escritores brasileiros do cenário Fantástico: Andre Zanki Cordenonsi, Celly Borges, Cesar Alcázar, Christian David, Duda Falcão, Estevan Lutz, Fabiano Vianna, José Aguilar García, Juliana Lund, Leo Carrion, Leon Nunes, Leonardo Colucci, Mário André Pacheco, Nikelen Witter, Simone Saueressig e Suzy M. Hekamiah.

sábado, 3 de novembro de 2012

Mundo Todolivro lança coleção Júlio Verne

A Mundo Todolivro, editora brasileira, editou uma coleção que traz grandes clássicos da literatura verniana, adaptados em linguagem simples e adequada ao público infanto-juvenil.

É uma excelente ferramenta escolar e até de preparação para concursos, como o vestibular. Traz ainda um suplemento pedagógico ao final de cada livro, que visa testar o entendimento do leitor sobre os textos.

A coleção compreende as obras:
-Cinco semanas em um balão
-Viagem ao centro da Terra
-Vinte mil léguas submarinas
-A Volta ao mundo em 80 dias