quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A volta ao mundo em 80 dias com veículos elétricos

Ao contrário da obra de J. Verne, o objectivo não é dar a volta ao mundo em 80 dias em animais nem barcos a vapor mas sim… em veículos eléctricos!

É o que está a fazer um grupo de engenheiros desde o dia 16 de Agosto de 2010. O vencedor não é a equipa que chegue em primeiro lugar, mas sim a equipa que consiga percorrer os 30 mil quilómetros gastando menos energia.

Para participar nesta aventura, os veículos não podem ter mais do que dois lugares e precisam de ter a capacidade de percorrer no mínimo 250 km a uma velocidade de 80 km/h. Estas viaturas têm de percorrer, no mínimo, 500 km por dia.

Se o escritor da história “A volta ao mundo em 80 dias” foi Júlio Verne, fique a saber que esta corrida foi idealizada pelo ambientalista e aventureiro Louis Palmer. Este Suíço, em 2008, deu a volta ao mundo num carro movido a energia solar, percorrendo 54 mil quilómetros em 18 meses.

Nós queremos mostrar que mobilidade eléctrica e energias renováveis são uma solução para se ter uma vida ecologicamente equilibrada neste planeta”, afirma Palmer.

Estão a participar nesta corrida equipas da Suíça, Coreia do Sul, Austrália e Alemanha. Já passaram por países como Áustria, Ucrânia, Alemanha ou China.

No total, estes engenheiros irão passar por mais de 150 cidades, entre elas Lisboa donde chegarão vindos de Cancun. Esta partida rumo ao continente europeu irá ocorrer dia 10 do corrente mês. Estejam atentos.

Pode acompanhar a rota desta corrida no site ou no blogue.

Fonte: E-move.tv

3 comentários:

André Coroado disse...

Na verdade, fiquei impressionado com a iniciativa. Uma verdadeira aventura, que invoca o espírito verniano da viagem de Fogg, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental e aplicação das energias alternativas.

Espero que a iniciativa seja um sucesso a todos os níveis e que promova o recurso a veículos que não utilizem combustíveis fósseis.

Gostaria de perguntar se alguém sabe se as equipas vão de facto percorrer a cidade de Lisboa ou se apenas desembarcam na capital portuguesa para depois seguirem viagem a partir de outro local.

Como lisboeta, gostaria muito de poder testemunhar ao vivo um acontecimento tão simbólico, sendo para isso necessário conhecer o local por onde os veículos circulariam e as horas correspondentes. Se alguém souber de alguma informação, por favor diga-me.

Obrigado, Frederico, pela divulgação destas iniciativas vernianas! Posso não comentar há muito tempo, mas continuo um seguidor atento do blogue!

Anónimo disse...

Caro André, obrigado pelo teu comentário.

Em relação às tuas perguntas, sei que vão desembarcar em Lisboa rumo a Geneve (local da chegada), onde chegarão dia 11 de Janeiro, passando por Madrid. Mas penso que dia 10 (dia da partida de Cancun rumo a Lisboa) já te posso dizer mais qualquer coisa como o dia e as horas que chegarão a Lisboa.

Era bastante interessante que pudesses ir para partilhares connosco a tão esperada chegada com algumas fotos:)

Até breve.

André Coroado disse...

Caro Frederico, agradeço a tua resposta e fico então a aguardar mais informação. Pelo meu turno, também darei continuidade às minhas pesquisas no sentido de obter as horas da chegada.

A 6ª feira é um dia um pouco complicado para mim na medida em que tenho aulas das 13:30 às 18:30. No entanto, dependendo das condições, talvez se consiga arranjar qualquer coisa. A câmara de filmar está a funcionar, o que facilita imenso as coisas. Se eu for assistir, conta comigo para captar algumas imagens interessantes.

Até breve.