quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Peça 'Viaje al centro de la Tierra' na Guarda

A 7 de Outubro, o Teatro Municipal da Guarda apresenta um espetáculo para o público infantil que é também uma estreia em Portugal. “Viaje al centro de la Tierra”, da Rayuela Producciones, leva ao palco a mais célebre obra de Júlio Verne.



A “Viagem ao centro da Terra” faz parte do imaginário de inumerosas gerações de leitores desde 1867, data da publicação da obra. O mistério que brota de uma fortuita descoberta de um velho manuscrito encriptado; a aventura física que envolve uma viagem cheia de dificuldades e paisagens nunca vistas; a presença surpreendente da vida fóssil nas profundezas da Terra; e os perigos, proezas e aventuras dos protagonistas deixaram um sinal indelével em muitos jovens leitores desde que esta obra foi publicada. Todavia, a literatura de Verne está a ser injustamente relegada para um segundo plano. Os avanços científicos e os modernos meios de entretenimento fazem com que a obra do genial autor seja referida, cada vez mais, como uma relíquia do passado, inclusivé como um legado da literatura fantástica não isenta de um certo anacronismo.

Na hora de apresentar esta montagem queremos propor, aos nossos pequenos espectadores, a possibilidade de desfrutarem com o mesmo grau de intensidade de uma história escrita no século XIX do que outra nascida nos meados da indústria cultural do século XXI. Não se trata, unicamente, de provocar a curiosidade pela leitura da obra de Verne, mas sim o de incorporar no imaginário do nosso público o mundo fantástico e cheio de maravilhas que Verne nos proporcionou.

Viagem ao centro da Terra” é possivelmente a obra mais fantástica deste autor, sobretudo porque é a menos científica de todas pois Verne deixa voar a sua fantasia em sacrifício da exatidão científica. A imaginação enfrenta aqui os feitos e realidades do mundo conhecido e transforma-a num caminho até ao interior, uma viagem até ao centro da Terra.





Horários: 4ª10:00
Grupo/Actores: Maribel Carro, Xiqui Rodríguez, Diego López e Damián Barrera
Encenador: Nina Reglero e Carlos Nuevo
Sala: Pequeno Auditório
Endereço: Rua Batalha Reis nº 12, 6300-668 GUARDA
Concelho: Guarda
Distrito: Guarda
Telefone: 271205240
URL: www.tmg.com.pt