quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Jules Verne no Cinema em Portugal 3 - Miguel Strogoff (1950)

Em Novembro de 1950, no escurinho do cinema (parafraseando a cantora brasileira Rita Lee), Lisboa continuava "empolgada" pela terceira semana consecutiva. O culpado de tamanho arroubo cinéfilo? Strogoff. Miguel Strogoff. 


Diário Popular, 11 de Novembro de 1950 


E como nos idos da década de 1930 a cotação de popularidade de Jules Verne estava nos píncaros da lua, o que poderia ser melhor que uma adaptação de uma obra Verniana ao cinema? Duas adaptações diferentes da mesma obra, em dois anos consecutivos e, ambas, com o mesmo actor no papel de Strogoff*.

Depois da adaptação francesa de 1936, seguiu-se, em 1937, uma outra adaptação, à moda de Hollywood (logo a começar pelo título): The Soldier and the Lady. Esta adaptação foi dirigida por George Philips Jr. (1897-1939) e teve como produtor associado Joseph Emolieff (1889-1962)**.

O filme estreou a 9 de Abril de 1937 nos Estados Unidos, mas em Portugal só chegaria aos cinemas no dia 28 de Outubro de 1950.


Cartaz da adaptação hollywoodesca que
 empolgou Lisboa nas primeiras semanas de Novembro de 1950.


* O actor austríaco Adolf Wholbruck, que estrelou a versão francesa de 1936, abandonou a sua Áustria natal nesse mesmo ano com medo do clima de intimidação nazi que já se começava a fazer sentir no país para radicar-se em Inglaterra. Em 1937, já em Hollywood, interpretou o papel de Strogoff com o nome de Anton Walbrook.

** Empresário cinematográfico russo que se naturalizou americano e que foi proprietário de estúdios cinematográficos na Rússia anterior à Revolução Bolchevique de 1917. Emolieff devia ter uma predileção especial por esta obra de Verne porque, em 1944, voltou a produzir uma nova versão de Michel Strogoff, desta vez no México.

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