segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Verneando - Uma Volta ao Portugal Verniano em 180 minutos

Verneando: um programa televisivo criado em Fevereiro de 2023 por Ariel Pérez Rodriguez, o actual presidente da Sociedad Hispánica Jules Verne, que, entre outras actividades, tem publicado nas Ediciones Paganel (a editora oficial da Sociedad Hispánica) variadíssimos títulos inéditos do autor francês em língua castelhana. 

Verneando: no segundo domingo de cada mês, no canal oficial do programa no Youtube, um convidado fala sobre um tema relacionado com Verne. No mês de Dezembro coube-me a mim, e com enorme prazer, discorrer amplamente sobre a história e a relação de Verne com Portugal desde o seu início até à actualidade. A história das edições portuguesas em livro e folhetim, os personagens portugueses que Verne criou, os locais portugueses presentes nas suas obras e, imagine-se, a comemoração do centenário do nascimento do autor... cinco anos antes de realmente ter acontecido.  

Para quem tenha (ou mesmo que não tenha) alguns conhecimentos de espanhol e estiver interessado em assistir, aqui fica disponibilizado o vídeo . Recomenda-se alguma paciência e disponibilidade porque o programa durou três horas exactas. Trata-se, portanto, de Uma Volta ao Portugal Verniano em 180 minutos




Sem comentários: