sexta-feira, 14 de julho de 2023

Once upon a Time in Lisbon - Jules Verne e Portugal em versão inglesa na revista Verniana

Há cerca de ano e meio atrás, se alguém me dissesse que eu iria realizar um trabalho de investigação sobre a presença de Jules Verne em Portugal e a história da sua edição portuguesa, jamais poderia acreditar. Por diversas razões: porque era um tipo de trabalho que estava completamente fora da minha área e, sobretudo, dos meus interesses de investigação, porque não sou especialista em Jules Verne e, muito menos, em história do livro e da edição em Portugal e porque tinha (e tenho) outro projecto vocacionado para outros horizontes. 

Razões e desrazões à parte, em Abril de 2022, por sugestão de um amigo Verniano e sem esperar publicar fosse o que fosse sobre o tema, comecei a pesquisar por curiosidade a edição portuguesa de Verne, da qual resultou um artigo publicado em inglês, em Julho, na revista Verniana, a principal publicação internacional de referência no que a Jules Verne diz respeito. Nascia assim a primeira versão de "Once upon a Time in Lisbon: The Extradordinary Editorial Voyages of Lusitânia Verne". 


Alguns meses mais tarde, outras (importantes) novidades surgiram e foi necessário acrescentar uma espécie de errata ao artigo original que foi publicada esta semana na mesma revista. Mas esta história não acabou aqui...


Alguns meses mais tarde depois dos primeiros meses mais tarde, fui convidado para escrever um livro sobre Jules Verne e Portugal, o que me permitiu (dizendo melhor, obrigou e ainda bem que assim foi) a fazer novas investigações que, agora sim, deram por encerrado o tema.  O livro está terminado e será publicado, assim espero, ainda durante este ano. 

Para quem tiver interesse em ler em inglês o resultado (provisório) do meu trabalho, acima ficam os links da revista Verniana. A história completa de Jules Verne e Portugal estará disponível brevemente em língua portuguesa. 

Sem comentários: