A foto acima pode enganar qualquer um: é a página de rosto de Da Terra à Lua publicada em Março de 1874 pela Empreza Horas Românticas? Não. Trata-se da capa de uma edição fac-similada que a chancela A Bela e o Monstro - Rapsódia Final resolveu trazer a público em 2020.
Com um prefácio de Fernando Carvalho Rodrigues, professor catedrático de Física do Instituto Superior Técnico, esta edição reproduz integralmente a língua portuguesa como era escrita em 1874 e é uma forma de os leitores contemporâneos aproximarem-se da experiência de leitura Verniana que os nossos tetravós tiveram no século dezanove.
A Bela e o Monstro - Rapsódia Final dedica-se a edições fac-similadas de livros antigos. Entre outros, Jules Verne está acompanhado no catálogo desta editora por Antero de Quental, Garcia de Orta ou Erwin Schrodinger,
Para aqueles que gostariam de ter contacto com a primeira edição portuguesa desta obra de Verne e não têm essa possibilidade, esta reprodução publicada por A Bela e o Monstro é uma excelente porta de entrada (e muito mais barata do que a edição original).
Sem comentários:
Enviar um comentário