domingo, 30 de janeiro de 2011

4º episódio de '50 por 1' - A volta ao Mundo em 80 dias

No quarto episódio do 50 por 1, que foi ao ar neste sábado, 29/01, Álvaro Garnero e José Ramalho desembarcam nos Estados Unidos depois de uma longa e difícil viagem a bordo de um navio cargueiro. Na Filadélfia, berço da democracia americana, eles conhecem o sino da Independência, um símbolo histórico para os norte-americanos porque foi tocado quando o país declarou sua independência da Inglaterra.

Na área gastronômica, a dupla fez questão de experimentar o cheesestake, sanduíche inventado na cidade da Filadélfia e que virou a marca da cidade. Outro lugar que mereceu uma visita foi a escadaria do Museu de Arte da Filadélfia, hoje conhecida como "Escadaria do Rocky". Lá foi filmada uma das cenas mais lembradas da história do cinema, o momento em que Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone, vence os degraus no treino e comemora no alto do museu. Álvaro e Ramalho também reproduziram a sequência para homenagear esse grande clássico da sétima arte.

Em uma verdadeira corrida contra o tempo, os dois viajantes pegaram um táxi para Nova York. De lá, resolveram atravessar os Estados Unidos de motorhome. Álvaro e Ramalho dirigiram por oito horas até chegar à cidade de Cleveland, em Ohio.

A aventura está apenas começando e essa volta ao mundo em 80 dias promete ainda mais emoções e descobertas.



Não se esqueçam de visitar o blog do nosso viajante à volta do Mundo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

3º episódio de '50 por 1' - A volta ao Mundo em 80 dias

Depois de uma ausência de uma semana, está de volta a série '50 por 1' - A volta ao Mundo em 80 dias com Álvaro Garnero.

Como já suspeitavam, neste episódio, Álvaro e o seu amigo Ramalho, iniciam uma "luta" com os violentos furacões que tentam atrasar a sua viagem de cargueiro.
Além disso, e pela primeira vez, uma câmera de TV brasileira mostra como é o dia a dia de um navio cargueiro numa grande travessia. Também verão como é o trabalho e o quotidiano num cargueiro.

Será que Álvaro e Ramalho chegarão à costa dos EUA dentro do prazo previsto ou será que irão perder mais alguns dias nesta luta com a Natureza?



Não se esqueçam de visitar o blog do nosso viajante à volta do Mundo.

Foto cedida gentilmente por Sandro Hojo para o nosso blog.

sábado, 22 de janeiro de 2011

A volta ao mundo com veículos elétricos chega ao fim

Até ao fim deste mês (se tudo correr bem, até poderá ser já hoje), Genebra recebe o fim da Corrida Zero Emissões (Zero Emissions Race) em veículos eléctricos, após uma volta ecológica ao mundo em 80 dias, tal qual Júlio Verne a idealizou: sem poluição.

Agora, a expectativa é saber qual das três equipas - uma da Suíça, outra da Alemanha e uma terceira da Austrália - chegará em primeiro lugar ao ponto de partida, junto à sede das Nações Unidas onde as equipas Zero Emissões participaram na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. A prova, organizada por Louis Palmer, um suíço que se notabilizou por ter sido o primeiro a fazer uma volta ao mundo num veículo 100% eléctrico, o seu Solartaxi, pretende "provar a eficiência e segurança da mobilidade eléctrica, mesmo quando se conduz cruzando continentes, nos desertos e montanhas e por variadíssimas condições meteorológicas e de estrada".

Fonte: Público

domingo, 16 de janeiro de 2011

Quem se lembra de 'A volta ao mundo em 79 dias'?

A volta ao mundo em 79 dias ("Around the world in 79 days") é um desenho com produção Hanna-Barbera que estreou em 1971 e teve um total de 17 episódios produzidos.


Ele passava no Brasil em conjunto com A Turma da Gatolândia e era baseado no romance "A volta ao mundo em 80 dias", de Júlio Verne. Contava as aventuras de um balonista, Phileas Fogg Jr. (Phinny Fogg - filho de Phileas Fogg) e de dois repórteres adolescentes, a fotógrafa Jenny Trent e o repórter Hoppy (Happy), que saem em busca de aventuras ao redor do mundo com o intuito de dar a volta ao mundo em 79 diase e bater o recorde original do seu pai. O trio também compete por um prémio de 1 milhão de dólares contra o sinistro Grão-de-Bico (Crumden), que supostamente foi o mordomo de Phileas, auxiliado pelo motorista de Phileas, o atrapalhado Bomba (Bumbler) e pelo macaco de estimação, Simão (Smirky). Ao contrário das outras histórias da Hanna-Barbera, esta série tinha uma história contínua, embora sem um final específico.

Fiquem com um excerto de um episódio:


Ao contrário das outras histórias da Hanna-Barbera, esta série tinha uma história contínua, embora sem um final específico. Não se tem conhecimentos que esta série tenha passado em Portugal.

sábado, 15 de janeiro de 2011

J. Verne ainda está na moda

Como já havia acontecido no Festival da Moda de Fortaleza em 2009, o desfile do Fashion Rio 2011 desta quinta, dia 13, inspirou-se em obras de escritores famosos, entre eles, J. Verne.

Márcia Queiroz, da Printing, e inspirada em "Viagem ao centro da terra", apostou num inverno luminoso em tons de amarelo, verde, cora, pink e azul. Pensando no clima brasileiro, a marca usou tecidos suaves com cara de lã num belo exercício de textura composto por rendas de lã recortadas e remontadas, jacquards, broches, colares de penas e cristais coloridos.

Looks do desfile da Printing no terceiro dia do Fashion Rio (Foto: Lucíola Villela/G1)

A Fashion Rio termina hoje na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Fonte: G1 - Globo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

J. Verne citado em TRON: Legacy

Em boa hora a Disney retomou o universo tão peculiar de TRON, num regresso ao futuro que prolonga a história de Kevin Flynn (Jeff Bridges), o génio da computação que nesta sequela surge aprisionado no sistema operativo que criou, sendo socorrido pelo seu filho Sam (Garret Hedlund).

PODE CONTER SPOILERS

Lá, Sam encontra-se com Quorra (Olivia Wilde) e esta mostra-lhe a sua biblioteca. Ela refere que já leu todos os livros, entre eles de Tolstoy e Dostoevsy, mas que o seu escritor preferido é... Jules Verne. Pergunta a Sam se o conhece ao que ele responde afirmativamente. Com a sua inocência, Quorra instantaneamente lhe pergunta "Como é ele?".

Trata-se de uma parte bastante cómica no filme e, ao mesmo tempo, uma homenagem ao considerado por muitos, o pai da Ficção-Científica.

domingo, 9 de janeiro de 2011

2º episódio de '50 por 1' - A volta ao Mundo em 80 dias

Álvaro Garnero, apresentador do programa 50 por 1, continua a sua volta ao Mundo em 80 dias sem usar avião (tal e qual como fizera Phileas Fogg na sua volta ao Mundo).

Resumindo 1º episódio que foi para o ar no dia 1, Álvaro Garnero havia feito uma aposta em como conseguiria dar uma volta ao Mundo em 80 dias. Porém, a viagem começou mal pois não conseguiu vaga num transatlântico que iria até Nova York. Mas o seu sempre bem informado amigo Ramalho, que o acompanha na viagem, encontrou um cargueiro partindo de Liverpool para os Estados Unidos no dia seguinte. Enquanto esperavam, os dois deram uma volta pela cidade de Londres onde visitaram magníficos locais entre eles um Reform Club (referência a Fogg) e uma loja de horrores. Imaginem só que até deu tempo de praticarem esgrima.

Para aqueles que puderam ver ontem à noite o 2º episódio desta magnífica volta ao Mundo na TV Record (Brasil), Garnero chega a Liverpool onde embarca num cargueiro em direção aos EUA.
Infelizmente, e ao contrário dos amigos brasileiros que têm acompanhado esta viagem pela TV, não vos posso dar muitas informações sobre este episódio visto que esta série não é disponibilizada na TV Record Internacional. Resta-me, como também a muitos portugueses e a brasileiros que não tiveram a oportunidade de ver o programa, esperar ansiosamente que Álvaro Garnero o disponibilize no seu blog pessoal tal como fez com o 1º episódio.

Já agora, aproveito para informar que Álvaro Garnero, sabendo do interesse do Blog JVernePt na sua viagem à volta do Mundo, referiu-nos no seu blog pessoa que aproveito para divulgar mais uma vez: r7.com/alvarogarnero. O nosso muito obrigado, caro Álvaro.

Fiquem agora com o 2º episódio na integra:

sábado, 8 de janeiro de 2011

J. Verne novamente referido em 'Back to the Future'

Doc Emmet L. Brown: "Isto lembra-me quando tentei atingir o centro da Terra. Eu tinha lido o meu escritor favorito, Jules Verne. Estive semanas e preparar essa expedição, mas não cheguei tão longe. É claro que tinha apenas 12 anos na altura. A leitura da obra de Jules Verne teve um profundo efeito na minha vida. Tinha apenas 11 quando li pela primeira vez "20,000 Léguas Submarinas". Foi nesse momento que decidi que tinha que dedicar a minha vida à Ciência."

No 1º episódio do jogo de Back to the Future, lançado há algumas semanas, há novas referências ao escritor francês. A primeira encontra-se na cena inicial do jogo quando se vê que Doc Brown possui uma colecção de 1ªs edições de livros de Verne na sua garagem:


Obrigado a Harry Hayfield pela lembrança.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Da Terra à Lua" na Biblioteca JV

O portal Biblioteca Júlio Verne disponibilizou mais uma obra de J. Verne, que se encontra em domínio público, para leitura online.
Desta vez, trata-se de "Da Terra à Lua" (1862), obra cujos primeiros capítulos já se encontram disponíveis no portal desde o dia 2 do corrente mês. Os capítulos serão disponibilizados diariamente às 9h00, hora local (Brasil).


Sinopse: A obra conta a saga do "Gun Club", uma organização americana especializada em armas de fogo, canhões e balística em geral e da ideia de seus membros em construir um enorme canhão para arremessar um objecto à Lua. Um aventureiro francês, Michel Ardan, propõe que o bólido lançado seja tripulado e se apresenta como candidato à "astronauta". Dois americanos se juntam a ele, Micholl e Barbicane, se são lançados para o astro num "vagão-projéctil" de alumínio, impelido por um gigantesco canhão enterrado no solo, o Columbiad.

É relevante e surpreendente que o autor citasse neste livro detalhes técnicos que somente seriam criados pela humanidade quase 100 anos depois, como o uso de retrofoguetes para manobrar a nave e a descrição do módulo com 3 astronautas.

Há ainda outras coincidências surpreendentes: o telescópio nas montanhas rochosas na obra tem 5 metros de diâmetro, o actual telescópio, que foi feito muitos anos mais tarde, tem exactamente o mesmo diâmetro; o local da partida da nave em Tampa, nos EUA, apenas a 30 km longe de onde realmente sairia a Apollo 11, 100 anos depois; o nome de alguns astronautas como Michel é semelhante a Michael (de Michael Collins) e Ardan (do Edwin Aldrin), o tempo da chegada à Lua (4 dias), etc...

A adaptação está a cargo de Velton Clarindo, um dos responsáveis do Biblioteca Júlio Verne.
Depois da leitura não se esqueça de deixar a sua opinião acerca da obra.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Começa 4ª Temporada de '50 por 1' baseada em J. Verne

A partir do dia 1º, a programação do canal brasileiro Record volta a contar com o programa de viagem 50 por 1, comandado pelo empresário e apresentador Álvaro Garnero.


A quarta temporada é baseada no romance clássico de J. Verne, A Volta ao Mundo em 80 Dias - no qual o personagem principal aceita a aposta de seus colegas em um clube de Londres para completar, no número de dias estipulado pelo título do livro, uma volta completa ao redor do mundo.

O programa assemelha-se a uma espécie de reality show das aventuras de Garnero pelo mundo. A atração dirigida por José Amâncio e Sergio Augusto de Andrade será exibida aos sábados, a partir da meia-noite.

Nesta temporada, a ideia não é facilitar a chegada do apresentador aos diversos lugares como nos tempos modernos, mas como nas condições da época de J. Verne. Álvaro embarcará em cargueiros, motor homes, trens, transatlânticos, mas nunca em aviões. No total a visita será feita em 20 países, entre eles Reino Unido, Japão e Mongólia.

Atualização:

O apresentador do 50 por 1 (Record) teve a capital da Inglaterra, Londres, como ponto de partida.
Londres é inspiração para muita gente que viaja. Para mim, foi inspiração para a maior aventura que vou viver. 

Acompanhe a viagem e veja o 1º episódio:



Fonte: Diário do Grande ABC e R7

'20,000 léguas submarinas: Cap. Nemo' será em 3D

Desde a estreia de Avatar, os realizadores se dividem entre os que são a favor do 3D e os que são contra. David Fincher, responsável pelos sucessos A Rede Social, tem a sua preferência.

Fincher declarou que um dos seus próximos filmes, 20 mil léguas submarinas, será filmado em 3D. "Eu acho que isso é fantástico...quando é bem feito!", disse.


David Fincher está gravando Os Homens que Odeiam as Mulheres, adaptação do livro de Stieg Larson, e 20 mil léguas submarinas poderá ser o seu próximo filme. "Há muitos filmes que poderão ser o meu próximo."
Vamos a ver...

Fonte: CinemaBlend

Empresa 'Julio Verne Automação' no Brasil

Uma empresa em Santo André (Brasil) de realização de serviços de radioscopia industrial, equipamentos e acessórios para ensaios não destrutivos / END com Raios X decidiu batizá-la de... Júlio Verne Raios X Indústrial.

Especializada na realização de ensaios não-destrutivos com Raios X, em tempo real, para alumínio, polímero, ferro fundido, aço inox, borracha, componentes eletroeletrônicos entre outros; realiza também Radiografia digitalizada e convencional; fabricaa Cabinas para ensaios por radioscopia e radiografia industrial, esta empresa foi batizada assim "em homenagem à capacidade visionária e o futurismo tecnológico do escritor".

Visitem a sua página.