terça-feira, 28 de junho de 2011

Phileas Fogg inspira exposição 'Repouso na acção'

"Parecia possuir no mais alto grau o que os fisionomistas chamam de "o repouso na acção", faculdade comum a todos os que fazem mais obras que barulho."
Em A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne

A ideia de fazer esta exposição surgiu quando quis "accionar" muitos dos desenhos que se encontravam em acervo na galeria

Alecrim 50. O título "Repouso na Acção" vem de um livro de Júlio Verne. O Sr. Phileas Fogg , personagem principal de "A Volta ao Mundo em 80 Dias" é descrito como sendo um homem atempado. Todas as suas acções eram feitas não com tempo mas sempre a tempo, apesar de parecer um homem bastante repousado. No entanto o seu repouso era sempre na acção.

Os desenhos agora expostos também têm os seus momentos de repouso e o que aqui se passa é tal e qual a atitude do Sr. Phileas Fogg. Apesar de estáticos, estes desenhos mostram-se. Uma acção sobre uma acção. Repousam, pensam, ponderam, sobre a acção de mostrar e transmitem essa intenção através de gestos, expressões e movimentos contidos no papel. Uma coisa que exige "tempo". Tempo esse, que também é reflectido através do tema da exposição e da sua condição tem­porária.

No acervo de uma casa, ateliê ou galeria vai sendo guardada uma série de desenhos sem moldura tais como os que se encontram expostos neste momento. O título da exposição não sugere que pensemos sobre aquilo que fizemos mas sim que repousemos o nosso pen­samento naquilo que está a acontecer. Neste caso, não se pára para pensar mas age-se com o próprio pensamento de mostrar aquilo que se encontra guardado. O artista ao criar um risco no papel acciona isso mesmo - um pensamento que se quer mostrar - e esta acção de pensamento é transmitida de forma directa através da folha de papel que mais tarde se expõe num espaço, tempo, de reflexão. Uma exposição.

Maria Ferreira

De 30/06/2011 a 30/07/2011 na Galeria de Arte Alecrim 50,
R. do Alecrim 48, 1200 Lisboa, Portugal.

Fonte: Alecrim 50

Sem comentários: